Shirlene Mafra e José Teixeira tomam posse como diretora e vice-diretor do Campus de Caicó

A professora Shirlene Santos Mafra Medeiros e o professor José Teixeira Neto foram empossados, na manhã desta quarta-feira (28), como diretora e vice-diretor do Campus Avançado de Caicó.

A posse foi oficializada em cerimônia virtual realizada através da plataforma Google Meet. Os dois professores ficarão à frente da direção do campus até julho de 2025.

Eleita em junho último, Shirlene Mafra já atuava como diretora do campus desde abril de 2019, após a transferência do então diretor da unidade, Álvaro Lima, para o Campus Central.

Durante a cerimônia desta quarta-feira, a professora enfatizou a intenção de dar continuidade às ações na direção do campus a partir da perspectiva de um trabalho coletivo, pautado no diálogo e na colaboração de toda a equipe gestora.

Shirlene Mafra enfatizou a qualidade dos cursos de graduação (Enfermagem, Filosofia e Odontologia) e de pós-graduação (Filosofia) ofertados pelo campus e o impacto que eles possuem na educação da região do Seridó.

“Nós sabemos da qualidade dos cursos e da relevância da produção acadêmica dos nossos colegas professores. É um espaço com 20 anos de existência, que começou com o curso de Filosofia, e em 2006 se consolidou como campus, com os cursos de Enfermagem e Odontologia. Essa construção da memória social é de grande importância e reflete muito as lutas por espaço desse campus, que vai às ruas e percorre as comunidades. E queremos que ele cresça e possa oferecer novos cursos a mais pessoas, principalmente para que as pessoas mais carentes tenham acesso à universidade”, destacou a professora.

A diretora também enfatizou as ações desempenhadas pelo campus através da extensão, as quais promovem impacto direto sobre a região. “A Universidade é muito presente na região do Seridó. Em virtude da pandemia, nós tivemos que parar as ações presenciais da extensão, mas já estamos recebendo pedidos dos municípios pra que a gente retome as ações”, frisou.

“A Uern é muito importante e representativa no Estado não só por estar espalhada nas diferentes regiões, mas também por tudo o que ela representa, pelas pessoas que forma, pela comunidade que a constitui”, complementou o vice-diretor do campus, professor José Teixeira, que agradeceu o apoio da comunidade acadêmica na eleição e destacou o desejo de aprender cada vez mais na gestão do campus e contribuir para o avanço da unidade.

A chefe de gabinete e reitora eleita da Uern, professora Cicilia Maia, parabenizou a diretora e o vice-diretor e enfatizou o sentimento de colaboração entre a reitoria e a comunidade acadêmica como um todo em relação ao Campus Avançado de Caicó. “Tenham certeza de que podem contar com a nova gestão, para que a gente trabalhe juntos para executar cada compromisso. Podem contar com a nossa força-tarefa”, frisou a professora.

Presente à solenidade, a senadora Zenaide Maia também parabenizou os empossados e salientou a importância de Caicó para o campo da educação na região do Seridó e o papel fundamental da Uern nesse processo.

“É uma felicidade ser convidada para essa solenidade, especialmente num momento como esse que estamos vivendo. Tenho um carinho especial pela educação e pelo que Caicó sempre ofereceu à região como um todo. Nós temos que frisar a importância da educação e acabar com a ideia de que educação é despesa. Educação é investimento”, salientou a senadora.

Além de Zenaide Maia, diversas autoridades políticas e membros da comunidade acadêmica acompanharam o evento, durante o qual parabenizaram os empossados e destacaram qualidades dos gestores e do Campus de Caicó.

Ao fim da cerimônia, a reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, que presidiu a solenidade, enalteceu o empenho de Shirlene na direção do Campus de Caicó, nos últimos anos, e ressaltou o sentimento de união e o desejo de trabalho em conjunto entre as diferentes unidades e a comunidade acadêmica da Universidade.

“Tenho a certeza de que toda a comunidade de técnicos, discentes e docentes e também a comunidade política estarão, sim, de mãos dadas para fazer valer esses quatro anos de gestão estratégica, buscando recursos, melhorias, buscando a nossa autonomia que é tão importante e que fará a Uern ser um diferencial ainda maior. E nós estaremos sempre aqui, contribuindo, dialogando, ajudando, porque somos todos Uern”, destacou a reitora em exercício.