SETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS É CRIADO NA PROPEG

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, anuncia a criação do setor de captação de recursos. O objetivo do setor é estimular e disseminar na comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) as oportunidades de aporte financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e cursos de pós-graduação. Além dessa ação, ainda é função deste setor a busca pelas agências de fomento para a criação de editais que atendam as necessidades e demandas específicas da Instituição.

Nisto pode ser ressaltado, em ação anterior da PROPEG, o edital a ser lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) para o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito, como afirma o pró-reitor Pedro Fernandes. O apoio para o preenchimento de uma proposta de projeto de pesquisa, como é o caso do FAP/FINEP, também será realizado.

Para a coordenação deste setor foi nomeada a Professora Doutora Fátima Raquel Rosado Morais, da Faculdade de Enfermagem, que possui mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Psicologia Social pela UFRN/UFPB (2010).

No momento, já estão sendo estudados editais de diversas agências, entre estas o CNPq, CAPES, FINEP, FAPERN, SENAI/SESI, IEL, MEC. O objetivo destes estudos é a apropriação acerca das propostas de cada edital para que estes sejam direcionados, a partir de contatos e estímulos a participação, aos pesquisadores da UERN, detentores do conhecimento necessário para cada um.

Atualmente, estamos preenchendo a proposta da chamada pública mct/finep/ct-infra – proinfra – 01/2009, seleção pública de propostas para apoio a projetos institucionais de implantação de infraestrutura de pesquisa cujo objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física de pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino Superior e/ou de Pesquisa.

Já os trabalhos de indução estão voltados para o edital SENAI/SESI de Inovação com recursos de até R$ 15,5 milhões de reais, para promover o apoio a projetos de inovação tecnológica e social que compreendam o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, em parceria com empresas do setor industrial.