Sessão solene homenageia personalidades acadêmicas em alusão aos 50 anos da UERN

Oportunidade, desenvolvimento, inclusão, formação. “São essas as palavras que devem vir à mente das pessoas quando se pensa em UERN”, destacou o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto durante sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, 20, no Palácio Rodolfo Fernandes, sede do Poder Legislativo.

Pedro Fernandes externou a satisfação em comemorar junto com a comunidade acadêmica e sociedade os 50 anos da Instituição. “Pensar em ensino superior em uma cidade no interior do Nordeste é muita ousadia. É um grande privilégio comemorar o jubileu de ouro da UERN com tantas conquistas e avanços”, enfatiza.

Em um país onde pouco mais de 15% tem ensino superior completo, a Universidade cumpre com seu papel de oferecer um ensino superior gratuito e de qualidade no interior do Brasil, sobretudo para a população com maior vulnerabilidade social. “Hoje, 89% dos nossos alunos estudaram toda a sua vida em escola pública”, exemplifica o reitor. O papel social da UERN, todavia, vai ainda mais além.

Em termos de educação, a Universidade tem forte impacto na Educação Básica do Estado, considerando que mais de 80% dos professores da região Oeste são formados pela UERN. “A educação é um investimento para o futuro. Não se formam profissionais de uma hora para outra. Ao longo de 50 anos, a UERN vem cumprindo o seu papel e contribuindo para transformar realidades. A UERN é a prova de que vale a pena lutar pela educação”, declara Pedro Fernandes.

Durante a solenidade, o reitor recebeu a Medalha do Mérito Administrativo Governador Dix-sept Rosado e a Medalha de Reconhecimento da CMM. A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais recebeu também a Medalha de Reconhecimento. Ainda foram entregues comendas a personalidades com relevantes serviços em prol da Universidade.

Os ex-reitores Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas e José Walter da Fonseca, o professor aposentado Aldo Gondim Fernandes, ex-vice-reitor; o professor José Gildo Calado de Freitas foram alguns dos agraciados com comendas.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi agraciado com o Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros, título recém-criado pela Casa. O ex-reitor foi representado por sua assessora particular, Lúcia Gurgel, que recebeu a honraria juntamente com Pe. Charles Lamartine, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia.

De acordo com Pe. Charles Lamartine, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi o grande protagonista no processo de estadualização da Universidade. “A Universidade tem valor inestimável para a população. A comenda é um reconhecimento à memória, à história e ao trabalho a favor da educação”, avalia o sacerdote.

O ex-reitor Genivan Josué Batista disse que a sessão solene é uma justa homenagem à Universidade. Ele avalia que nenhuma realização nos últimos anos foi tão grande quanto a UERN. “Nada se nivelou a importância da UERN”, declarou. Para o ex-reitor Walter Fonseca, a solenidade na CMM é a verbalização do reconhecimento da importância da Universidade.

A sessão solene da CMM em homenagem ao aniversário da UERN é realizada todos os anos. E em 2018 integra a programação comemorativa dos 50 anos da Instituição.