Servidores públicos atuam em benefício da Educação e da Sociedade

Equidade de gênero nos cargos de gestão, valorização profissional, política de capacitação e apoio psicológico. Essas são algumas conquistas dos servidores públicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mas ainda há muito a conquistar. Os servidores técnicos e docentes da Uern agora se unem em torno da aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e da Autonomia Financeira da Uern. Outra boa perspectiva, já autorizada pela governadora Fátima Bezerra, é a realização de um concurso público em 2022.

A reitora Cicília Maia, neste dia da servidora e do servidor público, ressalta o papel fundamental de cada um e cada uma nessas pautas coletivas e também no dia a dia da Universidade. “Temos um corpo de servidores e servidoras muito qualificado. Agradeço a todos e todas por essa partilha diária”, destacou Cicília.

Quando a engenheira e técnica especializada em segurança no Trabalho, Sara Barroso, ingressou na Uern, em janeiro de 2017, não dava para imaginar como seu trabalho seria fundamental três anos depois. Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, ela tem desempenhado um papel crucial nos protocolos de biossegurança, orientando a Universidade sobre diversos fatores. Atualmente, Sara responde pela Assessoria de Infraestrutura da Uern.

Sara Barroso é assessora de Infraestrutura da Uern

“O trabalho como técnica especializada no serviço público é uma contribuição não só para o órgão que trabalho, como também para toda a sociedade. O serviço público nos traz essa dignidade de cumprir um papel, uma missão que transcende o nosso mero trabalho cotidiano e que beneficia a sociedade”, afirmou Sara.

Na docência, além do contato direto com os estudantes, muitos professores assumem projetos que também impactam a sociedade. O professor Lucídio Clebeson, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), é um desses professores. Ele coordena o Ambulatório LGBTT+, integra o programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade e atua no atendimento à População de Rua e na linha de frente do Plano Nacional de Imunização (PNI) em Mossoró.

Prof. Lucídio Clebeson atuando na vacinação contra a Covid-19

“Exercer o papel da docência como servidor público é uma grande satisfação. Através da docência na Universidade pública, gratuita e de qualidade, a gente consegue transformar a vida das pessoas e da sociedade em si, pra mim é um grande orgulho ocupar esse espaço”, declarou Lucídio.

RECURSOS HUMANOS – Até setembro deste ano, a Uern contava com 653 técnicos administrativos efetivos, 14 com contrato provisório e 240 aposentados; entre os docentes são 785 efetivos, 117 com contrato provisório e 301 inativos.

As constantes convocações dos aprovados em concursos públicos com a renovação do quadro de pessoal, demonstram a preocupação da Uern em atender os anseios da sociedade.

Desde o momento que ingressa até a aposentadoria, o servidor público da Uern conta com apoio dos diversos setores acadêmicos e administrativos, especialmente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).