Servidores podem criar certificado pessoal e gerar assinatura eletrônica

Os servidores da Uern têm acesso, a partir desta semana, a um novo instrumento voltado a conferir mais segurança e agilidade aos processos administrativos da Instituição – o Certificado Pessoal da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), da Rede Nacional de Pesquisa (RPN).

O certificado pessoal pode ser utilizado para assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e autenticação em serviços on-line.

“Esse certificado pessoal é uma assinatura validada pela RNP, que todos os servidores poderão ter agora e que poderá ser usada em assinaturas de documentos oficiais. É um avanço para a Universidade, fruto de um trabalho da Diretoria de Informatização (Dinf), que buscou esse convênio e o implementou no nosso parque tecnológico”, destaca o diretor da Dinf, professor André Pedro.

O serviço já está disponível para os servidores e pode ser acessado após a abertura de um chamado no Sistema Integrado de Gestão de Serviços (Sigs).

Veja o passo a passo para a criação do certificado neste link.

Criado o certificado pessoal, o servidor poderá utilizá-lo para assinar documentos.

Veja como inserir a assinatura eletrônica neste tutorial.

Dúvidas sobre a criação ou utilização do certificado pessoal podem ser encaminhadas à Dinf, por meio de chat, que deve ser acessado utilizando o e-mail institucional.