Servidores da UERN passam por capacitação para elaboração de projetos

Os servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão passando por um curso de qualificação para a apresentação de propostas para convênios.

A capacitação está sendo realizada no Campus do Instuto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) pelo consultor Murillo Basto Neto que apresentou aos servidores o Sistema de Convênios (Siconv) do Governo Federal.

Estão sendo qualificados 36 servidores da UERN e dois técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento.

O curso é dividido em seis módulos: 1) Noções gerais sobre transferência voluntária; 2) Captação de recursos; 3) Elaboração de projetos; 4) Execução de convênios; 5) Fiscalização; 6) Prestação de contas.

De acordo com o consultor Murillo Basto, a capacitação serve para que os servidores tenham noção de funcionamento e conhecimento jurídico e técnico das ferramentas que viabilizam a captação de recursos. “As universidades estaduais são dependentes de recursos dos governos dos estados e da União que só destina 3% para elas. Isso gera uma insuficiência de recursos e diminui os investimentos. Estamos indicando onde tem os recursos federais”, frisou.

Para o consultor, o servidor precisa ser proativo e buscar soluções. “Estamos trabalhando com casos concretos e a possibilidade de conseguir recursos para a universidade”, acrescentou.

Para a assessora de convênios, Cybelle Albuquerque, a capacitação é fundamental. “É importante. Todos os setores da UERN que trabalham com convênios e propostas estão representados. Isso vai facilitar a elaboração dos projetos e a execução, evitando erros e potencializando a captação de recursos”, destacou.

O curso começou na quinta e se encerra no sábado. Está sendo realizado em dois turnos.