Servidores da UERN participam da Feira do Livro de Mossoró

Se as formas de interagir com a tecnologia e mesmo de se relacionar com outras pessoas se transformaram no decorrer das últimas décadas, a produção literária não fugiu a esse processo. Com novas ferramentas de produção, divulgação e contato entre autores e leitores, escritores de todas as idades usam cada vez mais recursos para aprimorar o próprio trabalho, conquistar um público maior ou simplesmente desfrutar do prazer de escrever.

Os novos instrumentos que auxiliam a produção e divulgação de obras literárias foram um dos fatores que estimularam a autora cearense Manu Sousa a escrever quatro livros entre 2015 e 2018 – um dos quais já figurou entre os 100 livros mais vendidos na Amazon, a principal plataforma de vendas de títulos na Internet.

Graduada em Letras e Direito, Manu é assistente jurídica na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e será uma das servidoras a apresentar-se na Feira do Livro de Mossoró, que será realizada de 30 de outubro a 4 de novembro.

Na próxima sexta-feira (2), a autora fará parte de mesa-redonda sobre o tema “Novos autores e novas formas de publicar” e relatará um pouco de sua experiência como escritora, iniciada três anos atrás.

Para a autora, as novas ferramentas à disposição dos escritores trazem uma série de vantagens, que se revelam mesmo antes da publicação de uma obra completa.

Em uma das plataformas que utiliza para publicar seus trabalhos – o aplicativo Whatpadd -, explica Manu, é possível postar capítulos isolados de um livro ainda em construção e receber feedback dos leitores de forma instantânea.

“Isso por um lado servia até de motivação. Porque você sabe que em determinado dia, determinada hora, as pessoas vão esperar que você poste mais um capítulo”, conta.

A escritora ressalta, todavia, que essa interação também pode trazer lados negativos. “A pessoa precisa estar pronta para receber críticas também. E quem está do outro lado da tela pode falar muita coisa. Existe a crítica construtiva e existe aquela que destrói. É importante estar preparado psicologicamente”, frisa.

Para os autores que estão iniciando agora a atividade, Manu recomenda a participação em grupos virtuais de escritores, tanto para obter dicas quanto novos leitores.

“Se alguém está pensando em começar a escrever, meu conselho é que sente e comece logo. Escreva a primeira linha”, enfatiza a autora, que diz não conseguir mais se ver longe da literatura.

História, Jornalismo e Literatura

Além de Manu Sousa, outros servidores da UERN participarão da Feira do Livro de Mossoró. Um deles, o professor Aluísio Barros, da Faculdade de Letras e Artes (FALA), participará da mesa que tem como tema “Em busca de Dorian: entre crônicas e reportagens”. No encontro, serão abordadas a história e a produção do jornalista mossoroense Dorian Jorge Freire.

“A importância de Dorian é algo que carece sempre de reavivamento. Estamos falando de um dos melhores textos jornalísticos do País. Ele tinha estilo próprio de escrever. Fez escola”, destaca o professor, acrescentando que Dorian é estudado na faculdade em disciplinas sobre cronistas potiguares.

O professor Aluísio Barros será um dos participantes do evento

Além de Aluísio, participará da mesa-redonda o professor Esdras Marchezan, também da UERN. Professor do Departamento de Comunicação Social, Marchezan desenvolveu neste ano um projeto de pesquisa, junto aos alunos da Universidade, com o objetivo de resgatar parte da história de Dorian Jorge Freire.

“Nós estamos resgatando as reportagens escritas por Dorian quando ele esteve em São Paulo e, agora, vamos começar uma nova etapa sobre as crônicas feitas por ele, para organizar e compilar em livros, para que as pessoas conheçam mais textos de Dorian”, afirma.

Esdras Marchezan também participará da mesa-redonda “As potencialidades do jornalismo literário”, junto com o jornalista e escritor André Bisneto, autor do livro reportagem “Eu, Preta”.

“A gente vai falar um pouco sobre essas possibilidades de jornalismo literário e sobre a atuação do jornalista também como escritor”, informa Marchezan. A mesa contará ainda com a participação do professor Marcílio Falcão, do Departamento de História da UERN.

Programação

Apoiadora da Feira do Livro de Mossoró, a UERN terá outros professores, técnicos e estudantes participando ativamente do evento, além da participação da Camerata de Cordas da Universidade.

Na noite de quinta-feira, a mesa-redonda “Clarice Lispector: Escavando intimidades” terá como participantes os professores Aílton Siqueira, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas, e Regiane Cabral de Paiva, da Faculdade de Letras e Artes, além da jornalista e técnica da UERN Juliana Perez.

O evento terá também a participação do professor e pró-reitor de Gestão de Pessoas da UERN David Leite, que participará das mesas-redondas sobre os temas “A vida e a obra de Raimundo Nonato” e “Mossoró na literatura”, além do lançamento do livro “História da Liga Operária de Mossoró” e do lançamento do terceiro volume do “Café & Poesia”.

A UERN estará representada também pelo professor Francisco Carlos, da Faculdade de Ciências Econômicas. Ele vai lançar o livro “Breve – Passagens sobre o tempo, o vento, as pessoas e a cidade”.

A programação completa da Feira do Livro de Mossoró pode ser vista aqui.