Serra do Lima: UERN realiza capacitação com multiplicadores neste fim de semana

Professores, técnicos e estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estarão em Patu neste fim de semana, em atividades voltadas para a defesa e preservação da Serra do Lima.

No sábado (26) será realizada uma capacitação de educação ambiental com professores da educação básica e outros agentes multiplicadores de Patu, a partir das 8h, no auditório do Campus da UERN.

A programação conta com palestras e oficinas que irão abordar de forma dinâmica e objetiva assuntos ligados à educação ambiental, como o lixo eletrônico, descarte correto dos resíduos sólidos e outros poluentes, entre outros temas.

“A ideia é capacitar essas pessoas para não apenas despertar nelas a consciência de preservação, mas também a possibilidade de ser um agente multiplicador no seu cotidiano, em casa e no ambiente de trabalho”, explicou a professora Cicília Maia, chefe de Gabinete da Reitoria da UERN.

No domingo (27), a Universidade soma-se ao mutirão que irá participar da Faxina Ecológica na Serra do Lima, promovida pela Prefeitura de Patu, a partir das 6h, com concentração na Praça de Eventos do município.

No mês de setembro, a Serra do Lima, localizada no município de Patu, chamou a atenção de todo o Rio Grande do Norte devido ao incêndio que atingiu diversas áreas, comprometendo a vegetação local. Um grupo de pesquisadores da UERN foi ao local e se comprometeu em elaborar um plano estratégico para atuar na conscientização da população a fim de evitar novas ocorrências de incêndio e na recuperação das áreas atingidas.

A Universidade também desenvolveu uma campanha publicitária para conscientizar a população sobre como evitar as queimadas, que foi apresentada ao prefeito Rivelino Câmara.