Senador Jean Paul Prates ministra aula magna do semestre 2019.1, no Campus de Natal

Nesta segunda-feira (5), o senador Jean Paul Prates ministrou aula magna do semestre 2019.1, no Campus de Natal (CaN). Mestre em Energy Policy and Environmental Policy pela University of Pennsylvania (USA), o senador falou sobre o tema “Petróleo, Gás e Energia: Direito, Perspectivas e o Papel da Universidade”. O evento foi no miniauditório do CaN diante de uma plateia lotada na maior parte por alunos e professores dos cursos de Direito, Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia.

Prates tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais. É advogado e economista, ambientalista, empresário e dirigente de sindicato de empresas do setor. Cursou Direito na UERJ e Economia na PUC/RJ. Além do mestrado nos Estados Unidos, concluiu mestrado em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo. O senador foi recentemente reconhecido como um dos três mais influentes no setor de energia renovável no Brasil, e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia – Recharge (europeia) e WindPower (americana). Também foi eleito um dos 25 mais influentes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.

“O senador Jean Paul nos brindou com uma excelente aula. Foi um importante momento de aprendizado e troca de conhecimento. Tivemos a oportunidade de apresentar algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas no CAN e ao final ele reafirmou o compromisso com a UERN e com o atendimento de nossas demandas para a ocupação do novo prédio”, comemorou o diretor do Campus da UERN em Natal, Prof. Dr. Chico Dantas.

“Fiquei muito honrado com o convite do diretor do Campus de Natal, professor Francisco Dantas. Julgo muito importante a aproximação entre o mercado e as universidades, bem como a classe política nesse momento de transição energética, graças a entrada das energias renováveis, impulsionando a era da energia local, com a vinda de fontes como biomassa, eólica, solar e os processos dos leilões de energia, além dos novos desafios para a capacitação profissional”, disse o senador.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Prof. Dr. Gilton Sampaio, esteve presente à aula magna. E o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, foi representado subsecretário Marcos Lael.

Visita

Já no último dia 2, durante a Sexta do Café, encontro mensal da comunidade acadêmica e os alunos da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), no Campus de Natal, quem esteve presente foi a deputada federal Natália Bonavides, que conheceu todas as atividades desenvolvidas pela Universidade na zona Norte da capital e visitou as futuras instalações, com previsão para inauguração em dezembro próximo.

A parlamentar também renovou o compromisso com as demandas da UERN. “As novas instalações proporcionarão maior capacidade de desenvolvimento das atividades acadêmicas”, justificou.