Seminário na UERN discute nesta sexta-feira a pesquisa intervencionista: Perspectivas e Contribuições

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove durante toda esta sexta-feira (23), no Campus Central, o III Seminário de Pesquisas do PROFLETRAS, reunindo uma clientela formada por professores envolvidos no programa dos Campi de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros.

Os trabalhos foram abertos pelo professor Francisco Paulo da Silva, Diretor da Faculdade de Letras e Artes (FALA). Após a solenidade de abertura, o Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza falou sobre ”Perspectivas para a Pesquisa Intervencionista no PROFLETRAS”. Ele considerou muito positivo porque une os três campi para discutir o Mestrado Profissional em Letras. Depois da palestra, foram feitas algumas orientações e encaminhamentos para aqueles que vão realizar este tipo de pesquisa, finalizando com a apresentação de trabalhos concluídos. 

Para o Coordenador do III Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS, cujo Tema é a Pesquisa Intervencionista: Perspectivas e Contribuições, José Roberto Alves Barbosa, a Pesquisa Intervencionista objetiva provocar uma modificação no contexto da sala de aula no ensino de língua portuguesa.

Segundo ele, as pesquisas são sempre de intervenção e o sub-título é Perspectivas e Contribuições, porque temos alguns trabalhos que ainda serão realizados, acrescentando que aconteceu a defesa da primeira turma do PROFLETRAS com trabalhos produtivos e alguns dos trabalhos serão apresentados em unidades do PROFLETRAS em Pau dos Ferros, coordenado pela Professora Lúcia Pessoa Sampaio, e em Assu, coordenado pela professora Cássia Santos.

A tarde, os trabalhos serão retomados com mesa redonda, contando com a participação dos coordenadores do PROFLETRAS (José Roberto, Mossoró), Cássia Santos (Assu) e Maria Lúcia Pessoa Sampaio (Pau dos Ferros). Eles vão apresentar as contribuições que os trabalhos concluídos proporcionaram, em seguida a apresentação de alguns trabalhos em andamento e uma mesa de avaliadores, alguns deles professores de Pau dos Ferros, Assu e Mossoró, que darão encaminhamentos para os trabalhos que estão sendo realizados.