Seminário Ensinar e Aprender na Educação na Básica terá terceira edição de forma virtual

O Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica (GP-EAEB) do curso de Filosofia do Campus Avançado de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará nos dias 2 e 3 de dezembro, de forma virtual, o III Seminário Ensinar e Aprender na Educação na Básica (III SEAEB).

O evento é fruto da parceria com o Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, do mesmo Campus, e com a Diretoria Regional de Educação e Cultura – 10ª DIREC (Caicó-RN).

Com o tema “Que fazer, enquanto educadores, trabalhando num contexto assim? Há mesmo o que fazer? Como fazer o que fazer?”, o III SEAEB tem como objetivo oferecer um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências frente às dificuldades que se colocam para ensinar e aprender no presente.

O formato escolhido para o evento foi de compartilhamento de experiências na modalidade virtual, utilizando diversas linguagens e mídias, com base nos princípios da Igualdade, Diversidade e Invenção.

Em relação ao primeiro princípio (Igualdade), serão acolhidas diversas formas de linguagens e essas serão compartilhadas em Círculos de Cultura. Todas as pessoas que desejarem compartilhar os desafios de ensinar e aprender antes e durante o período da pandemia são convidados/as a participarem: docentes, discentes, gestores/as, pais e toda comunidade.

Na Diversidade, afirma-se a vida em suas multiplicidades de expressões e resistências. Deseja-se ouvir e acolher: linguagens, infâncias, devires, tecnologias, etnias, gêneros, sociedade, culturas, coletivos, minorias, decolonialidade, artes e muitos outros.

Em relação ao princípio da Invenção, o objetivo é discutir a ação em movimento, os desafios da criação de tecnologias, além de maneiras sensíveis a potencializar a criação e manutenção de vínculos, a beleza, a amorosidade, o esperançar na relação de ensinar e aprender na educação básica.

Na modalidade escolhida para o III SEAB (modalidade online), os/as participantes poderão apresentar por meio do uso dos diversos suportes tecnológicos disponibilizados, as experiências de ensinar e aprender antes e durante o contexto de pandemia, os resultados de pesquisas acadêmicas e de campo, além de atividades desenvolvidas ou em desenvolvimento.

Para participar, é necessário se inscrever previamente AQUI.