SEMINÁRIO DISCUTIRÁ AS POLÍTICAS DO MEC PARA O ENSINO MÉDIO E SEUS REFLEXOS NA ESCOLA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) sediará no período de 23 a 25 de novembro o 1º Seminário Nacional do Ensino Médio: História, Mobilização, Perspectivas (SENACEM 2011). O encontro vai discutir as políticas governamentais do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação para o Ensino Médio e as incorporações, adaptações e resistências encontradas nas escolas. A participação da UERN será através da Faculdade de Educação, do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação, com apoio da PROPEG, PROEG e PROEX.
O evento é destinado a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das Secretarias Estaduais de Educação e aos demais interessados em debater a temática. Para ampliar a possibilidade do debate, os organizadores terão os Grupos de Discussão (GD) para apresentação de Comunicação Oral, direcionados para professores, para alunos da graduação e para alunos da pós-graduação e Minicursos destinados a todos os interessados.
O encontro envolve alunos do PET Pedagogia, do PET Ciências Sociais, do LEFREIRE, do PIBID UERN e graduandos de diversos cursos da UERN. Na realização do seminário se encontram o IFRN, a UFERSA, a UFAL e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, através da 12ª DIRED, com sede em Mossoró.
O seminário vai divulgar também, os resultados de pesquisas sobre as políticas governamentais para o Ensino Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam professores e técnicos das Secretarias Estaduais de Educação no debate sobre a qualidade do ensino. E possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que debatem as políticas e gestão do Ensino Médio e entre gestores estaduais, professores e gestores escolares.
O SENACEM 2011 é, portanto, momento de aglutinar pesquisadores de diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente do Nordeste, mas com trânsito intelectual pelas diversas regiões brasileiras, tendo como foco a necessária relação com o cotidiano escolar e com os docentes que ali atuam.

FOCO PRINCIPAL – Os trabalhos estarão voltados para a discussão das políticas governamentais do Ministério da Educação para o Ensino Médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de Ensino Médio do Oeste Potiguar, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e as pesquisas realizadas em outras universidades do Nordeste como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
MAIORES INFORMAÇÕES: http://propeg.uern.br/senacem
Contato: senacem2011@gmail.com