Seminário debate inclusão e integração da pessoa idosa na sociedade

O Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI) da Faculdade de Serviço Social (FASSO), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoverá a quarta edição do Seminário sobre a Pessoa Idosa. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 20 de junho, no Campus Central.

De acordo com a organização, o evento propõe-se a problematizar a inclusão da(o) idosa(o) na sociedade contemporânea, discutindo a participação da pessoa idosa na comunidade, a partir das instituições que, em suas atividades, visam a integração dessas pessoas na sociedade.

A programação tem início na terça-feira, 19, às 14h com o credenciamento, seguido da apresentação de trabalhos sobre o tema do seminário. À noite, a partir das 18h, haverá um momento cultural e mesa-redonda sobre “Envelhecimento e o direito de convivência em sociedade”.

No dia seguinte, a programação continua a partir das 7h40, com um momento cultural e uma conferência sobre “A pessoa idosa em pauta”. À tarde, terá mesa-redonda: “Conscientização do combate a violência contra a pessoa idosa”.

A programação é voltada para a comunidade em geral. Os interessados podem se inscrever no formulário disponibilizado no blog do NEPTI até o dia 17 de junho, ou presencialmente no dia do evento.

A última edição do Seminário sobre a Pessoa Idosa ocorreu em 2016, com o tema “Política do(a) idoso(a) e Serviço Social: desafios e possibilidades”, abordando aspectos referentes aos direitos sociais das pessoas idosas e as normatizações que os regem, como o Estatuto da(o) Idosa(o) (Lei nº 10. 741/2003) e a Política Nacional da(o) Idosa(o) (Lei nº 8.842/1994). Além dessa discussão, foi debatido a importância da(o) assistente social na viabilização do usufruto dos direitos sociais para as idosas(os).

O Seminário sobre a Pessoa Idosa tem o intuito de dar continuidade a essa discussão. A comissão organizadora do evento deste ano é composta pelas professoras doutoras: Suzaneide Ferreira, Gilcélia Gois, coordenadora do NEPTI; Maria do Socorro e Maria Ivonete Soares.