Seminário de Enfermagem debate questões sobre a “Saúde das Mulheres Encarceradas”

Estudantes, professores e profissionais de enfermagem participaram do VIII Seminário de Cuidado em Saúde (SECUISA), realizado no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A programação do evento ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de julho.

Na manhã desta sexta-feira, 6, o evento discutiu o tema “Saúde das Mulheres Encarceradas”, com a reitora em exercício da UERN e professora da FAEN, Fátima Raquel Rosado Morais. Durante a palestra, a professora enfatizou a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres presidiárias, uma política que enxergue as mulheres como um todo.

“Mesmo com todos os avanços na legislação, não vemos um marco para a política para mulheres presidiárias”, observa a professora Fátima Raquel. Ela destacou a necessidade de ações que não vejam a mulher somente como reprodutora, de uma política de saúde humanizada que preze pela qualidade no atendimento, que considere todas as questões sociais e psíquicas que envolvem a saúde da mulher.

Além da “Saúde das Mulheres Encarceradas”, também foram abordados durante o seminário temas relacionados ao Consultório da rua: população em situação de rua, Saúde da população negra enquanto população LGBT, Terapias complementares no cuidado à saúde: saberes da tradição X cuidado científico.