Semana pela Vida das Mulheres da Uern inicia programação amanhã, 18

A Semana pela Vida das Mulheres da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e instituições parceiras terá início nesta sexta-feira, 18, e segue até o dia 09 de dezembro com uma programação envolvendo espetáculos teatrais, encontro, exposição, mesa-redonda, sarau e capacitação.

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em alusão ao sacrifício de Las Mariposas. As irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

O 25 de novembro também marca o pontapé inicial para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é uma campanha anual e internacional e se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A violência contra mulheres, adolescentes e meninas tem sido uma pauta fundamental dos movimentos de mulheres nos últimos 30 anos. Apesar de avanços no campo da garantia de direitos e elaboração de legislações específicas, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio (nº 13.104/15), os dados alarmantes dimensionam o Brasil no 5° lugar no ranking internacional de feminicídios.

O estudo mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre feminicídios mostra que, em 2021, uma mulher foi assassinada, em média, a cada sete horas no país. Estima-se que uma em cada três mulheres têm vivenciado violência física e/ou sexual por parceiro íntimo ao longo da sua vida.

A subnotificação das violências é um problema frequente que incide na estimação do número real de casos e na formulação de políticas de enfrentamento e prevenção à questão. Ademais, há entraves quanto à identificação por parte das mulheres das violências sofridas e a constituição de denúncia junto a rede de atendimento às mulheres.

Para a professora Suamy Soares, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) Simone de Beauvoir, “como campo de produção plural de saberes, a Universidade tem o relevante papel de incentivar a comunidade em geral a enfrentar as múltiplas formas de violência contra as mulheres e as desigualdades de gênero, seja fomentando projetos de pesquisa e extensão na área, possibilitando canais de diálogo com diversos setores da sociedade, efetivando capacitações/formações teórico-técnicas a entidades, coletivos, movimentos sociais e instituições, seja encorajando as mulheres em situação de violência a buscar ajuda rompendo o ciclo da violência dentro e fora do espaço acadêmico”.

Em consonância com a sua função social e a necessidade de consolidar as pautas nos campos da diversidade, atendimento às mulheres e à população negra e indígena, a Uern criou a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) que “tem por objetivo promover e concretizar políticas de promoção de igualdade e o reconhecimento das diferenças e diversidades no âmbito da Universidade.”

Participam da organização da Semana Pela Vida das Mulheres a Cia Bagana de Teatro, o Diretório Central dos e das Estudantes da Uern (DCE), o Nem, o Motim Feminista, o Movimento de Mulheres Campesinas (MMC), a Ouvidoria da Uern, a Comissão Permanente de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres e a Diaad.

Confira a programação:

• 18 de novembro (18h), na Praça do bairro Pintos – Espetáculo Mulheres à vista (Cia Bagana de Teatro)
  • 21 de novembro (8h30), no Centro de Convivência da Uern Mossoró – Espetáculo Mulheres à vista (Cia Bagana de Teatro)
  • 24 de novembro (9h) – Encontro da Rede de Atendimento à mulher em situação de violência (Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher )
  • 25 de novembro (16h), na Praça do Pax – Exposição “Os passos interrompidos pelo feminicídio”
  • 25 de novembro (16h), de forma online – Mesa Redonda: O papel das Universidades no enfrentamento às violências contra as mulheres. Facilitadoras: professoras Dra. Fernanda Marques de Queiroz (NEM/UERN) e Dra. Ilidiana Diniz (Levante contra o Feminicídio no RN/UFERSA)
  • 25 de novembro (18h30), no Centro de Convivência da Uern Mossoró – Sarau pela vida das mulheres
  • 08 e 09 de dezembro – Capacitação dos vigilantes da Uern sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento a violência contra as mulheres