Semana de Iniciação à Filosofia encerra programação na sexta-feira

O Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizam na sexta-feira, 7 de julho, a programação de encerramento da XIV Semana de Iniciação à Filosofia. A atividade será às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

A conferência de encerramento contará com a palestra sobre o tema “Filosofia Africana”, ministrada pelo professor Dr. Renato Nogueira dos Santos júnior, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Renato Nogueira é pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), suas investigações se concentram nas três linhas de pesquisas principais: Ensino de Filosofia e os conteúdos obrigatórios de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígenas; Racismo, Biopoder, Devir Negro e Diferença: Subjetividade, Ética e Política nas filosofias de Foucault e Deleuze; e Ética e Política na Filosofia africana.

A programação é destinada para toda a comunidade acadêmica e demais interessados na temática. A conferência de encerramento da Semana de Iniciação à Filosofia garante aos participantes certificado de 4 horas/aula.

A Semana de Iniciação à Filosofia é um dos principais eventos de ambientação e acolhimento dos alunos novatos da UERN. Além disso, o evento possibilita analisar práticas e procedimentos pedagógicos do curso de Licenciatura em Filosofia, e discutir diferentes temas e questões filosóficas relevantes para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.