Semana de Enfermagem segue até 20 de maio tendo como tema central “O Trabalho em Enfermagem no contexto de crise”

A programação da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) e a 52ª Semana Mossoroense de Enfermagem (SMEN), com o tema central “O Trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, foi aberta nesta quarta-feira, 12 de maio. As atividades serão realizadas de forma on-line até o dia 20 de maio, organizadas pelo Departamento de Enfermagem (DEN) da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) e o Centro Acadêmico 8 de Julho.

A abertura contou com uma mesa-redonda com o tema “O protagonismo da enfermagem em tempos de crise”, tendo como convidadas: Profa. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício da Uern e professora da Faculdade de Enfermagem; Profª Maura Sobreira, secretária adjunta de Saúde Pública do RN e professora do curso de Enfermagem da Uern Caicó; e Julianny Ferraz, coordenadora da Comissão de Curativos do Hospital Universitário Onofre Lopes. A mediação foi do estudante Luiz Paulo Nunes Neto, aluno de Enfermagem e presidente do Centro Acadêmico 8 de Julho. A mesa foi transmitida pelo YouTube, no canal da Uernoficial. Assista AQUI.

Durante a abertura, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Erica Louise, e o chefe do Departamento de Enfermagem, Lucídio Clebeson, falaram sobre o trabalho do enfermeiro na linha de frente contra a Covid-19 e destacaram a importância da luta pelo Projeto de Lei nº 2.564/20, que fixa a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais.

Na tarde de hoje (13), às 15h, será realizado o painel “Pandemia do SARS-CoV-2 e os desafios da Assistência em Enfermagem”, tendo como palestrantes os professores Amélia Carolina Fernandes, Kalidia Felipe e Alcivan Nunes Vieira. A atividade será realizada pelo Google Meet. Às 19h será ministrada a palestra “A importância da Enfermagem na Radioterapia”, com Philomena Simonetti. A programação completa pode ser consultada AQUI.

O evento conta com os seguintes apoios: Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, Núcleo de Atenção Materno Infantil (Nami), Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (Petem), Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (Uern/PMM) e Projeto Trans’Formar para a Saúde e Diversidade Sexual na Educação Básica.