SEGUNDA ETAPA DO PIBID É LANÇADA COM AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE CURSOS ATENDIDOS

A segunda etapa do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID, desenvolvido pela UERN em parceria com a CAPES desde de 2009, foi lançada nesta segunda-feira, 1º de agosto, durante solenidade no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). Também haverá lançamento em Patu, dia 02, e em Pau dos Ferros, dia 03 de agosto.

Com um discurso emocionado, a professora Anadja Marilda Gomes Braz, Pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, transferiu a coordenação do PIBID para os professores Júlio Ribeiro e Silvia Barbosa. “Assumir a coordenação do PIBID é um desafio que aceito com muita satisfação. Já encontramos o programa bem encaminhado”, falou o professor Júlio Ribeiro. A professora Silvia Barbosa complementou dizendo que o programa veio culminar com a sua trajetória e que “o PIBID resgata o valor da Educação”.

Diante de um auditório lotado, foram discutidas as novas metas do PIBID e a ampliação do programa na UERN. O Pró-reitor de Ensino de Graduação, Profº João Batista, falou a respeito da expansão do PIBID que em 2009 atendia seis cursos e em 2011 será desenvolvido em 11 cursos. A meta do PIBID até 2013 é abranger todos os cursos da UERN.

O professor Emanoel Braz, diretor da FAFIC e coordenador do Fórum de Diretores, destacou a importância do PIBID, “É muito gratificante ver um programa desses em expansão. O PIBID desperta a proximidade da UERN com o Ensino Básico”, completou.

Em sua fala, o Vice-reitor Aécio Cândido de Sousa, que na ocasião representou o Magnífico Reitor Milton Marques de Medeiros, enfocou a qualidade do ensino e o incentivo à qualificação.

PROGRAMA – O PIBID/UERN tem a finalidade de fomentar a iniciação à docência de estudantes da Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na Educação Básica Pública.
O programa é promovido pelo MEC/CAPES/FNDE e faz parte do plano de metas “Compromisso Todos pela Educação”, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).