O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, permanecerá toda sexta-feira (07) em Natal, cumprindo agenda administrativa junto a alguns órgãos da administração estadual. Dentre eles, a ampliação das discussões em torno da participação da instituição no Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Projeto RN Sustentável.
Na manhã desta quinta-feira (06), o titular da Secretaria da Administração e de Recursos Humanos (SEARH), Álber Nóbrega, esteve na Reitoria da UERN antecipando os preparativos do encontro com a equipe da Reitoria em Natal. É que o Banco Mundial já evidenciou e pontuou que o Governo do Estado mantenha uma universidade preparada para atuar nesse projeto, que é o maior de investimento do Estado, o RN Sustentável, orçado atualmente em US$ 540 milhões de dólares. A participação da UERN será na capacitação de recursos humanos.
O secretário Álber Nobrega disse no encontro na Reitoria que um dos seus principais objetivos quando assumiu a pasta foi o de procurar desenvolver um trabalho junto a UERN. E como o Governo do Estado conta com a Escola de Governo, pretendemos dar um dinamismo maior do que ela necessita. E nessa parceria Escola de Governo/UERN temos hoje a oportunidade de promover cursos junto aos servidores do Estado na região. E que depois veio a questão das bolsas de estagiário, processo este que se encontra em andamento.
Segundo Álber Nobrega, nesse encontro com a Reitoria, é mais levado em conta pela preocupação da Governadora Rosalba Ciarlini com o Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Projeto RN Sustentável, do Banco Mundial. “Ela não quer que a UERN fique excluída desse programa. E por se tratar da UERN uma área do aprendizado, um dos institutos que mais tem condições de se aproximar da UERN é exatamente a Escola de Governo”, disse o secretário.
Com o fechamento dessas parcerias com a Universidade hoje, em breve, o Governo do Estado poderá envolver a instituição em futuros convênios do Governo Federal. “Nós já tivemos outras reuniões e estes encontros serão sequenciados para que possamos envolver a UERN no RN Sustentável”, informou o secretário.
Participaram do encontro entre o Reitor Pedro Fernandes e o secretário Álber Nóbrega: o Vice-Reitor, Aldo Gondim Fernandes; a Chefe de Gabinete, Fátima Raquel; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa da Mota Linhares Vasconcelos; Diretor da Pró-Reitoria de Extensão, Alexandre Milner; o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Wogelsanger Oliveira Pereira Gurgel; a Diretora da AGECOM, Aglair Abreu; a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Fátima Araújo; Assessora de Avaliação Institucional, Verônica Pontes; a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Recursos Estudantis (PRORHAE), Lúcia Musmee Fernandes Pedrosa; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares; a Assessora de Convênios, Cybelle Albuquerque; e o Pró-Reitor de Administração, Iata Anderson Fernandes .
O que é o Projeto RN Sustentável
Segundo dados oficiais do Governo do Estado, o Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Projeto RN Sustentável, é um Acordo de Empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças – SEPLAN, no valor de US$ 400 milhões de dólares norte americanos, destinado a integrar um conjunto de ações multisetoriais com objetivo de contribuir com os esforços do Governo para reverter o cenário de baixo dinamismo socioeconômico do Estado e apoiar ações de modernização da gestão do setor público para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, alinhando a estratégia de desenvolvimento do Estado (PPA 2012-2015 e Programa RN Mais Justo) com o objetivo do governo federal de erradicação da Pobreza Extrema.
O RN Sustentável propõe intervenções estratégicas de planejamento governamental no contexto de inclusão socioeconômica, ampliando e melhorando a qualidade dos serviços de educação, de saúde e de segurança pública, e o acesso a oportunidades de ocupação e renda no meio rural e urbano, em busca do avanço da produtividade e competitividade dos setores produtivos ligados à agricultura familiar e à economia solidária, com uma visão estratégica de desenvolvimento regional integrado, centrando esforços no desenvolvimento dos territórios com dificuldades para geração de emprego e renda, objetivando dinamizar a economia local e beneficiar os municípios com maiores problemas relacionados ao baixo rendimento econômico, a vulnerabilidade social e a degradação ambiental.
No que diz respeito à melhoria da gestão do setor público, o RN Sustentável se concentrará no desenvolvimento da governança pública destinada a melhoria dos gastos públicos e dos serviços prestados à população, priorizando os setores da saúde, da educação e da segurança pública.