Secretária de Saúde de Mossoró assegura campos de estágios para estudantes de Medicina da Uern

Em reunião com a reitora Cícília Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, assegurou que os estudantes de Medicina da Uern têm campo de estágio garantido nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Ela reforçou que os contratos dos médicos que prestam serviço à Prefeitura preveem a preceptoria dos estudantes de Medicina nas unidades de saúde do município e que os estudantes da Uern têm espaço garantido nas unidades.

Além da garantia dos campos de estágio, a reitora Cicília Maia também solicitou a ampliação das UBSs que acolhem os estudantes da Uern. Ela reforçou a necessidade de fortalecer o conceito de Mossoró enquanto cidade universitária e pediu atenção para todas as Instituições de Ensino Superior que atuam na cidade. “Uma cidade bem desenvolvida será quando cada instituição tiver consciência do quanto pode contribuir para o fortalecimento da cidade”.

A secretária reconheceu a atuação da Uern no enfrentamento da pandemia, especialmente no mutirão de testagem e vacinação da população. “A Prefeitura mantém uma relação de parceria com a Uern. Durante a pandemia, a Universidade foi nossa grande parceira na testagem e na vacinação, e nós reconhecemos porque sabemos o valor da Uern para o desenvolvimento de Mossoró e do estado”.

A reunião contou com a participação do chefe do departamento de Medicina, Prof. Fabiano Maximino; coordenador do internato, prof. Carlos Menandro, e dos coordenadores do centro acadêmico, Luiz Minto e Fernanda Clara, além das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu e Rosa Lopes, e do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Torres.

Ainda na reunião, o professor Fabiano Maximino afirmou que o departamento realizou um trabalho de articulação junto às entidades que funcionam como campo de estágio para todos os estudantes do internato. “Não existe falta de estágio para estudante de Medicina da Uern. Todo o departamento já se articulou, junto à Prefeitura, mas também junto ao Hospital Tarcísio Maia e ao Hospital Rafael Fernandes para resolver possíveis problemas de estágio antes mesmo de acontecer. Enfrentamos ainda um gargalo na cirurgia, mas estamos procurando meios institucionais para resolver este problema”.

A coordenadora-geral do CA, Fernanda Clara, agradeceu os esforços da Uern em garantir os espaços de estágio e externou a preocupação em relação às próximas turmas, que são mais numerosas.

Mais uma vez, a reitora afirmou que não faltarão esforços para assegurar os campos de estágio e lembrou que existe a perspectiva de inauguração, nos próximos meses, do Hospital da Mulher, cuja gestão acadêmica ficará sob responsabilidade da Uern.