Saúde é o principal tema dos espetáculos do XII Festuern

Temas ligados à saúde, desde o combate ao mosquito da dengue até questões ligadas aos problemas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), estão sendo trabalhadas pelos estudantes das escolas públicas de dez municípios potiguares no XII Festuern.

Os espetáculos estão sendo apresentados desde a última segunda-feira (11) no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, levando a plateia, formada em sua maioria também por estudantes de escolas públicas, a refletir sobre os temas tratados e sua relação com a arte e a educação, dentro da proposta apresentada pelo Festuern, o “Teatro do Bem Viver”.

De acordo com a coordenadora geral do Festuern, Jéssica Figueiredo, o tema surgiu em 2016, quando o Rio Grande do Norte enfrentou uma grave epidemia de dengue e foi proposto como tema.

Os grupos de teatro aceitaram o desafio. Conforme o pró-reitor de extensão da UERN, Etevaldo Almeida, todos os aspectos do Teatro do Bem Viver podem ser retratados nos espetáculos.

Como todos os anos, o troféu Festuern homenageia uma personalidade com o Troféu Candeeiro. Nesta edição o homenageado é o ex-reitor Milton Marques de Medeiros (in Memoriam), que atuou de forma significativa para a arte, educação e saúde no Rio Grande do Norte.

A família de Milton Marques foi representada na abertura oficial do Festuern pela esposa do homenageado, Zilene Marques. Ela agradeceu ao reitor Pedro Fernandes pela homenagem e relembrou o cuidado, amor e dedicação que o ex-reitor teve com a UERN, e de maneira bem especial, com o Festuern, destacando o papel transformador e multiplicador do festival que leva arte e educação a todo o Rio Grande do Norte.

O XII Festuern prossegue até esta quarta-feira (13), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, com apresentações nos turnos manhã, tarde e noite. A entrada é gratuita e a organização pede que seja doado um quilo de alimento não-perecível para ser direcionado à instituições filantrópicas.

Participaram da solenidade de abertura o secretário municipal de cultura de Mossoró, Eduardo Falcão, representando a prefeita Rosalba Ciarlini; a secretária municipal de educação, Magali Delfino; a deputada estadual Larissa Rosado; o vereador de Mossoró Francisco Carlos, além da Comunidade Acadêmica da UERN.

O XII Festuern tem o apoio de Prefeitura de Mossoró, TCM, Bauducco, Edmilson Serigrafia e Projeto Cine Sertão.