SAMBA promove momento de orientação e acolhimento a ingressantes da Uern

“O atual contexto da pandemia, infelizmente, não nos permite estar juntos. Mas apesar de todas as adversidades, estamos iniciando um novo semestre, com a esperança de que tudo isso vai passar. Então, vamos viver esse momento da melhor forma possível”, disse a reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, em sua mensagem de boas-vindas aos alunos calouros, durante o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA). O evento foi realizado na noite desta segunda-feira, 8, com transmissão pelo canal da Uern Oficial, no YouTube.

O SAMBA recepcionou milhares de estudantes ingressantes na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no semestre 2020.2. Além da mensagem de acolhimento de Fátima Raquel Rosado Morais, a programação contou com a aula inaugural sobre o tema “Ensino remoto e saúde mental: Faça parte do melhor bloco de Carnaval”.

A aula foi ministrada pela profª. Drª. Isabel Amaral, coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da Faculdade de Enfermagem (NUPICS/FAEN), tendo como convidados o psicólogo Felipe Santos da Silva e a psicóloga e terapeuta integrativa Jackeline de Freitas Costa. A exposição contou com dinâmicas e momentos de interação com os estudantes participantes, bem como orientações para um melhor aproveitamento do ensino remoto.

A programação do SAMBA contou ainda com apresentações culturais do Grupo de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM) e do Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (GRUTUM). Também foi exibido o vídeo institucional produzido pela Agência de Comunicação (AGECOM), no qual é apresentada a estrutura da Universidade, as ações de ensino, pesquisa e extensão, além dos programas e iniciativas das pró-reitorias, em especial a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

O SAMBA 2020.2 teve como tema geral “Carnaval de Responsa – vista sua melhor versão e fique em casa”. Promovido a cada semestre por uma comissão formada por representantes das pró-reitorias e diretorias acadêmicas e administrativas da Universidade, o evento tem o intuito de apresentar o funcionamento da Universidade e promover uma maior aproximação dos calouros com a instituição.