Revista Contexto lança chamada pública para submissão de trabalhos

A Revista Contexto abriu chamada pública para submissão de textos para compor o volume 5, números 1 e 2, 2018. Serão aceitos trabalhos para as seções Artigo, Entrevista e Resenhas, e que contemplem as diretrizes de um dos seguintes dossiês: “Mídias, Discursos e Violências” e “Identidades e Subjetividades”. O prazo para envio de trabalhos se estende até 3 de dezembro de 2018, e a previsão de publicação é 28 do mesmo mês.

A Contexto é um periódico científico, online e impresso e de acesso livre, editado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), direcionada à comunidade acadêmica em geral, contando com um corpo de associados de diversas áreas do saber, tais como História, Política, Geografia, Filosofia, Comunicação, entre outros, evidenciando seu caráter interdisciplinar.

O volume 5, números 1 e 2, da revista Contexto tem como organizadores os professores doutores Marcílio Lima Falcão (Departamento de História), Maria Cristina Rocha Barreto (Departamento de Ciências Sociais e Política/DCSP), Jeferson Garrido de Araújo Neto (Departamento de Comunicação Social/DECOM); Robson Fernandes Filgueira (Departamento de Geografia/DGE) e Guilherme de Paiva Carvalho (Departamento de Filosofia/DFI).

Os trabalhos devem ser enviados por meio de submissão on line no site da revista (http://periodicos.uern.br/index.php/contexto) ou pelo e-mail contextofafic@gmail.com, e precisam seguir rigorosamente as diretrizes para submissão de textos. As regras são as seguintes:

Diretrizes para Autores

1. Artigos e ensaios. Devem indicar título, resumo e abstract entre 100 e 150 palavras e cinco palavras-chave e keywords. Devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluídas as referências e notas.

2. Resenhas de livros, coletâneas, filmes, documentários, discos etc., editados nos três últimos anos a contar da data de publicação da revista. Devem indicar a referência bibliográfica do trabalho resenhado e não devem exceder 6 páginas.

3. Entrevistas e debates devem apresentar: o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e debatedor(es), entrevistador(es) e mediador(es). Devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 1 página. As entrevistas e os debates não devem exceder 20 páginas.

4. Sessão Criatividade: ensaios fotográficos, ilustrações, desenhos, partituras, poemas etc. Devem indicar título, em português e inglês, e nome(s) do(s) autor(es).

– No caso de ensaio fotográfico, o(s) proponentes devem encaminhar uma apresentação de no máximo 01 página; as imagens devem vir em preto e branco ou coloridas, sem extrapolar o limite de 10 imagens, as quais devem estar digitalizadas com resolução acima de 300dpi e formato TIF e devem vir acompanhadas da indicação do autor e do ano; legendas são opcionais; solicitamos também as devidas autorizações de uso, incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista.

5. Estudos e pesquisas. Devem indicar título, resumo e abstract entre 100 e 150 palavras e cinco palavras-chave e keywords. Não devem exceder 12 páginas, incluídas as referências e notas.

6. Os trabalhos devem ser submetidos ao sistema eletrônico do site da revista. Os textos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Rich Text (.rtf) ou Word (.doc), compatível com Windows.

7. As notas devem ser numeradas com algarismos arábicos, em ordem crescente e listadas ao final do texto, antes das referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: um único autor, (Elias, 2001) e (Elias, 2001, p. 120), e mais de um autor, (Hobsbawn; Ranger, 1984) e (Lévi Strauss; Eribom, 1990, p. 179). Títulos do mesmo autor com o mesmo ano de publicação devem ser identificados com uma letra após a data: (Foucault, 1988a) e (Foucault, 1988b). Citações com mais de 3 linhas devem ser apresentadas em parágrafo próprio.

8. As referências bibliográficas devem vir ao final do trabalho, depois das notas e listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes padrões exemplificados, segundo as normas da ABNT NBR 6023:

Livro

HANNERZ, Ulf. Exploración de la ciudad. México, Fondo de Cultura Económica, 1986.

Coletânea

GLICK, Thomas (Org.). A recepção do darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

Artigo em Coletânea

TOCH, Hans. The violence-prone police officer. In: GELLER, William A; TOCH, Hans (ed.). Police violence – understanding and controlling police abuse of force. New Haven: Yale University Press, 1996, p. 94-112.

Artigo em Periódico (versões impressa e eletrônica)

MARCUS, George. Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial. Revista de Antropologia, v. 34, São Paulo, 1991, p. 197-221.

RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 86, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 15 ago. 2010.

Tese Acadêmica

SOBRAL, F. Ciência, tecnologia e poder; os interesses sociais na pesquisa. 1988. Tese (doutorado). Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1988.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

URLs para as referências foram informadas quando necessário.

O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Para mais esclarecimentos entrar em contato com Márcio Alexandre (FAFIC) pelo telefone: 9 9469-4247