Reunião debate sobre a construção de Política de Apoio Psicossocial no âmbito da Uern

Texto: Adriana Morais

Representantes da Reitoria da Uern, das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Assistência Estudantil, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas, psicólogos e assistentes sociais lotados na universidade reuniram-se na manhã desta sexta-feira (22) para discutir projetos e iniciativas relacionadas à saúde e qualidade de vida de alunos e servidores da instituição. A iniciativa tem como objetivo discutir propostas visando à construção da Política de Apoio Psicossocial no âmbito da Universidade.

Entre os pontos tratados na reunião, estiveram o acolhimento a professores, técnicos e alunos que venham a precisar de auxílio relacionados a questões de saúde física e mental, o aprimoramento das relações entre a comunidade acadêmica, além da adoção de ações de orientação para desmistificar ideias falsas e estigmas relacionados ao atendimento voltado à saúde mental.

Também foram discutidas possíveis parcerias com entidades externas à Uern como uma forma de ampliar a cobertura de atendimento de professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade.

Durante a reunião, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou que o adoecimento mental é uma preocupação mundial, não apenas na Uern e nas universidades. “É preciso que nós, enquanto Uern, possamos definir a política de apoio psicossocial no âmbito da Instituição. E vamos trabalhar sempre nesse sentido, de buscar levar cada vez mais qualidade de vida para a nossa comunidade acadêmica”, declara.

No encontro da manhã de hoje, foi definida a criação de um grupo de trabalho de apoio biopsicossocial a fim de que seja feito o levantamento das demandas relacionadas a questões de saúde e bem-estar, especialmente no aspecto da saúde mental, e discutidas propostas de trabalho. O grupo será responsável pela criação de uma minuta de resolução para a definição da política de apoio psicossocial no âmbito da Uern.