Alunos dos programas de residência em saúde da Uern prestarão atendimentos em áreas como planejamento familiar, maternidade, paternidade e saúde sexual e reprodutiva no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), em Mossoró. Os serviços terão espaço no Consultório Familiar, cuja inauguração está prevista para o dia 17 de outubro, no prédio anexo da maternidade.
O Consultório Familiar foi idealizado a partir de uma parceria entre a Uern, o Hospital Maternidade Almeida Castro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Prefeitura Municipal de Mossoró e pesquisadores e profissionais de saúde italianos que promoveram uma ação semelhante na região italiana da Emília-Romanha.
“O Consultório Familiar não vem substituir a estratégia de saúde da família. Ele vai reunir uma equipe com diferentes profissões e especialidades na saúde, que trabalhará na forma de interconsulta, para fazer uma abordagem mais integral do público-alvo”, explica a professora Andrea Taborda, coordenadora da Residência em Medicina de Família e Comunidade.
Conforme a professora, a ideia é que o consultório concentre, juntamente com o atendimento à população, ações de formação profissional e também de pesquisa.
Os atendimentos serão gratuitos, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao serem atendidos em uma unidade básica de saúde, os usuários já podem ser encaminhados e agendar o atendimento para o consultório. Aqueles que já forem pacientes da maternidade e forem identificadas para as situações de atuação do consultório também serão encaminhados.
Além da Residência em Medicina de Família e Comunidade, atuarão na unidade a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade e a Residência em Ginecologia e Obstetrícia.
Entra as ações que serão realizadas no consultório, estão pré-natal, puericultura, práticas integrativas, testagem rápida de sífilis, HIV, Hepatite B e C e iniciativas voltadas à prevenção, planejamento e acolhimento.
Os atendimentos serão realizados inicialmente aos sábados e contemplarão também cuidados à saúde de adolescentes e da população LGBTQIA+.
A professora ressalta ainda que será lançado um aplicativo, desenvolvido por alunos da UFERSA, que auxiliará o atendimento e demais ações realizadas no consultório.
De acordo com Andrea Taborda, embora as ações, neste primeiro momento, envolvam diretamente apenas os alunos da UERN inseridos nos programas de residência em saúde, a intenção é que, no futuro, estudantes da graduação e da pós-graduação da Universidade também participem das atividades.
As ações de implantação do Consultório Familiar são coordenadas pela enfermeira Lorainy Solano, servidora da Prefeitura Municipal de Mossoró e coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Maternidade do HMAC.