Representantes do ProfHistória apresentam avanços conquistados pelo Programa

Representantes do mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniram com a reitora Cicília Maia para apresentar os avanços conquistados pelo programa de pós-graduação, bem como os desafios a serem superados. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 10, na sala da Reitoria.

O ProfHistória é um Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo proporcionar a formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica. “Na última avaliação da Capes, aumentamos nossa nota de 4 para 5”, afirma o coordenador do Programa, professor André Victor Cavalcanti Seal da Cunha.

Ele informa ainda que foi enviada a proposta de doutorado para o ProfHistória. “A proposta deverá ser avaliada em janeiro de 2023. Caso seja aprovada, as 39 instituições que compõem a rede do Programa, incluindo a Uern, passará o ofertar curso de doutorado em história”, revela, destacando que a aprovação do doutorado representará um ganho significativo para a Universidade.

O professor observa que com a possibilidade de expansão do programa também fomenta o debate questões sobre a ampliação da estrutura, aumento do quadro, entre outros pontos essenciais para assegurar um melhor funcionamento do programa e otimizar os bons resultados já conquistados.

A reitora Cicília Maia comemorou o bom desempenho do ProfHistória e a possibilidade da ampliação do Programa. Um curso de doutorado em História representa um importante avanço para a formação continuada dos profissionais de História e da Educação. “A região como um todo ganha com essa conquista”, avalia.

Durante o encontro, Cicília Maia reforçou o compromisso de trabalhar em prol do fortalecimento dos programas de pós-graduação da Uern. “Hoje, temos 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado. Nosso objetivo é consolidar e fortalecer os nossos Programas de Pós-graduação, tendo um olhar mais focal, vendo as particularidades de cada um”, frisa.

PROCESSO SELETIVO

O mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) está com inscrições abertas até esta segunda-feira, 10, para o Exame Nacional de Acesso 2023.

Estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 18 para a seleção nacional unificada e 2 para a diferenciada. As inscrições do processo seletivo podem ser feitas através deste link.