Delegação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participam do XI Congresso Internacional de História Oral, promovido pela Associação Mexicana de História Oral (AMHO), em parceria com o Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora. A programação inicia nesta segunda-feira, 3 de julho, e segue até 14 de julho, na Cidade do México.
O evento tem como objetivo estabelecer intercâmbio de conhecimentos sobre a metodologia da Historia Oral. Além de debater semelhanças e diferenças em torno do uso da Historia Oral, em relação com os novos paradigmas e sua importância em distintos contextos.
Compõem a delegação da UERN, membros da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Ao todo, serão apresentados 11 artigos pelos representantes da Universidade no evento no México.
Segundo a diretora do DAIN, prof. Dra. Ana Lúcia Aguiar, os trabalhos a serem apresentados no Congresso são resultados de pesquisas voltados para as discussões sobre a diversidade e inclusão dentro da linha de pesquisa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente e da Política de Inclusão da UERN. “São estudos centrados na área da Educação, Diversidade e Inclusão, com foco nos processos formativos em contextos locais e escola pública. As pesquisas primam pelo respeito aos princípios da diversidade humana e inclusão”, enfatiza.
Ela ressalta a importância do compartilhamento de experiências de pesquisas entre pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Para ela, a participação em eventos deste porte possibilita reconhecer o modo em que as investigações têm repercussões na geração de conhecimento científico.
Artigos de representantes da UERN aprovados para o evento do México:
1.Formação de professores na perspectiva da aprendizagem da convivência pacífica inclusiva
Autores:
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos
2.Histórias de vida em desenhos: uma experiência de ensino e aprendizagem com idosos
Autores:
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos
3.História de vida e os caminhos percorridos na formação de outros professores
Autores:
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
Charles Lamartine de Sousa Freitas
4.História de vida de um estudante com deficiência física: desafios e dificuldades sobre duas rodas
Autores:
Charles Lamartine de Sousa Freitas
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
5.Memória, história oral e formação: um reencontro com as memórias da experiência de alfabetização erguida por Paulo Freire em Angicos – RN
Autores:
Eliane Correa Cota
Rosa Maria da Costa Siqueira
6.A experiência de ter filhos (as) com necessidades educacionais especiais: narrativas de mães
Autores:
Rosa Maria da Costa Siqueira
Eliane Correa Cota
7.Formação de um discente: construindo saberes e significados
Autores:
Stenio de Brito Fernandes
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes.
8. Telhado de estrelas: narrativa (auto) biográfica de um sujeito em situação de rua
Autores:
Marcos Randall Oliveira de Freitas
Glaedes Ponte de Carvalho Sousa
Janssen Klauss do Nascimento Dias e Xavier
9.Um passeio pela memória purgativa embalada pela música do lugar: relato de participantes de um salão de conversa na UERN
Autores:
Marcos Randall de Oliveira Freitas
Glaedes Ponte de Carvalho Sousa
10.A escola inclusiva e acessibilidade na língua brasileira de sinais (libras): narrativas sobre atuação e prática de um tradutor/intérprete de libras.
Autores:
Magnólia Maria Oliveira Costa
Rita de Cássia Araújo Amaro
11.A Associação de Surdos de Mossoró – Asmo e o sujeito surdo: narrativas sobre o processo histórico de sua criação, fortalecimento e consolidação.
Autores:
Rita de Cássia Araújo Amaro
Magnólia Maria Oliveira Costa