Renovado o Reconhecimento do Curso de Medicina da UERN

Na mesma semana em que um filho de assentados do interior do Rio Grande do Norte recebe seu diploma de graduação no curso de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Governo do Estado publica no Diário Oficial o Decreto nº 27.285, que dispõe sobre a Renovação do Curso de Graduação em Medicina da UERN, no Campus Central de Mossoró.

A história de Caio da Fonseca Silva, do assentamento Quixaba, na zona rural de Mossoró, comoveu muitas pessoas, que puderam perceber um pouco do trabalho desenvolvido pela UERN, especialmente no interior do Rio Grande do Norte, levando a possibilidade de acesso ao ensino superior às regiões mais distantes do Estado e proporcionando os elementos de transformação da região, nas mais diferentes áreas, através da educação.

Caio e outros 24 estudantes recebem hoje, às 19h, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, o diploma de graduação em medicina. Além de já saírem da solenidade de colação de grau com o documento, os estudantes saem com a certeza de que poderão gozar de todas as prerrogativas da profissão, já que o curso teve o Reconhecimento renovado.

O processo se deu através da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação. A decisão da Câmara de Educação Superior foi unânime e acatada pelo Conselho Estadual de Educação, que publicou a decisão plenária na edição do dia 05 de setembro, com validade de mais 4 anos.

A Faculdade de Ciências da Saúde da UERN recebeu a notícia com entusiasmo. Segundo o diretor Fausto Guzen, o curso vem contribuindo em grande escala para a mudança do cenário da saúde de Mossoró e região, através de seus egressos atuando na comunidade, que vem prestar uma saúde de maior qualidade para a população. O diretor ainda destacou a importância dos ambulatórios localizados na Faculdade de Medicina, que atendem diversas especialidades e das residências médicas. “O curso de medicina da UERN avança no seu propósito, que é a formação de médicos de qualidade, e que estes possam prestar uma saúde de qualidade à população necessitada”.

Segundo o reitor Pedro Fernandes, a renovação do reconhecimento dos cursos de graduação da UERN é fruto do esforço coletivo de todos que fazem a instituição. “Iniciamos esse processo de regulamentação dos cursos de graduação da Universidade e hoje temos todos os nossos cursos com reconhecimento válido. No caso de medicina, parabenizo toda a comunidade, professores, técnicos e alunos, pelo empenho e por conseguir o reconhecimento por mais 4 anos. Peço a todos os graduandos que no ato da solenidade de colação de grau vejam, no verso do seu diploma, o carimbo que regulamenta o curso que foi prestado”.

Decreto nº 27.285 de 05 de setembro de 2017 – Diário Oficial do RN