Reitoria recebe subsecretário de Juventude do Estado

A Reitoria da UERN recebeu, na manhã desta segunda-feira (28), o subsecretário de Juventude do Governo do Estado, Gabriel Medeiros.

Durante o encontro, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel e pró-reitores apresentaram ao subsecretário os principais programas e atividades desempenhadas pela Instituição em relação à assistência estudantil e ao incremento da educação em todo o Estado.

De acordo com Gabriel Medeiros, o contato entre a subsecretaria e a Universidade é um primeiro passo para o compartilhamento de informações e a elaboração de parcerias e ações conjuntas voltadas para os estudantes e os jovens potiguares de modo geral.

“Nós queremos ver, por exemplo, quais projetos de pesquisa da UERN tem temas ligados à juventude, quais projetos de extensão são voltados pra esse público, quais ações podem nos ajudar a fazer um diagnóstico e compreender melhor essa área”, destacou Medeiros.

O subsecretário ressaltou a função social que a UERN possui no Rio Grande do Norte e enalteceu o empenho de alunos, técnicos e professores para que a Universidade exerça esse papel, ainda que em períodos de dificuldade.

“A gente vê como a comunidade acadêmica da UERN defende a educação no Estado. E nós sabemos a diferença que faz uma universidade pública como a UERN”, comentou.

Conforme o reitor Pedro Fernandes, a relevância da UERN se torna ainda mais evidente diante dos fatores sociais que têm levado muitos jovens a abandonarem instituições de ensino.

“Nós temos muitos jovens que não estão trabalhando nem estudando e a UERN tem um papel fundamental pra enfrentar isso. Se eles concluíram o Ensino Médio, precisamos entender por que não estão entrando no ensino superior. Se não têm Ensino Médio, temos que ver de que forma a Universidade pode contribuir e ser uma parceira desse processo de eles voltarem para a escola”, salientou.

Ao final da reunião, que também contou com a presença de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o subsecretário destacou ainda a postura da Universidade e dos gestores em relação às demandas e desafios enfrentados pelo Estado. “Fiquei muito satisfeito com a disponibilidade da Reitoria e de ver que a UERN está consciente do seu papel de produzir uma educação socialmente referenciada e do objetivo de transformar a realidade do Estado e da sua juventude”, frisou.