Uma comissão de alunos do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCE/UERN) apresentou à reitoria da instituição uma pauta de reivindicações dos estudantes da instituição. A comissão foi recebida pelo Reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, pelo Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim, pela Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Profa. Kelânia Mesquita; pelo assessor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PROHAE), Vagner Miranda e pelo servidor da UERN e ex-presidente do DCE, Nestor Duarte.
Um dos assuntos tratados na conversa foi o processo eleitoral para a escolha da próxima diretoria do DCE. A sugestão apresentada pelos representantes do Diretório é de que o processo seja realizado através do Portal do Aluno no site da Universidade. “Em outras universidades, como na UFRN, as eleições para o DCE já são realizadas de forma on-line. Esse processo garante uma maior mobilidade no dia da eleição e economia para a instituição, além de ser mais democrático e moderno, isso possibilita que futuramente as eleições nos departamentos também sejam realizadas desta forma”, afirmou Max Medeiros, atual presidente do DCE.
Com o término do mandato do atual presidente, ocorrido no último dia 20, já foi composta a comissão eleitoral para o próximo pleito e o edital das eleições deverá ser lançado nos próximos dias. A expectativa é de que a votação ocorra na primeira quinzena de maio.
O Reitor Pedro Fernandes afirmou que é possível a reitoria atender o pleito dos estudantes e solicitou que o DCE formalize a proposta, a fim de dar andamento no processo. “Ficamos felizes por esta sugestão ter partido dos próprios estudantes. Esse processo irá democratizar a eleição na Universidade, permitindo que o aluno possa votar de onde ele estiver, só a partir da matrícula e senha. É uma solução simples, que irá representar economia para a Universidade”, afirmou Pedro Fernandes.
Além da eleição, outros pontos que fizeram parte da pauta foi o ônibus recém-adquirido pela UERN. Os estudantes questionaram os critérios adotados para a utilização do veículo. O Reitor tranquilizou os estudantes, afirmando que o ônibus será utilizado da melhor forma, de acordo com a demanda dos alunos e o planejamento dos departamentos.
A instalação de um restaurante universitário no Campus Central também foi debatido na reunião. O diretório dos estudantes argumentou que a unidade é de extrema importância para a comunidade acadêmica. O Reitor afirmou que uma alternativa mais rápida para a instalação do restaurante universitário é através do restaurante popular do Governo do Estado. A reivindicação já foi apresentada à governadora Rosalba Ciarlini e à secretaria de Desenvolvimento Social pelo próprio Reitor Pedro Fernandes.
Ao final da conversa, o Reitor agradeceu as sugestões apresentadas pelos estudantes e afirmou que a Reitoria sempre estará aberta para discutir soluções para a Universidade. “Precisamos caminhar juntos. Todos nós queremos ver a UERN crescer cada vez mais e é através do diálogo que vamos conseguir encontrar soluções para as questões da Universidade. São ideias como essas trazidas pelos estudantes e pelos servidores da instituição que conduzirão a UERN para o futuro”, afirmou Pedro Fernandes.