Reitoria participa de reunião com representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia

Em diálogo com o movimento estudantil, a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, recebeu na manhã desta terça-feira, 26 de janeiro, as estudantes Jaqueline Silva e Terumi Tatsukawa, integrantes do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED).

Na oportunidade, a assessora de Avaliação Institucional, professora Mayra Ribeiro, apresentou os dados do relatório “Avaliação do Ensino Remoto 2020.1: sentidos, diagnósticos e providências” e abordou vários pontos como a inclusão, o acesso às ferramentas de ensino remoto, experiência do ensino-aprendizagem nas plataformas digitais e questões como a saúde mental de alunos e professores.

Responderam à Avaliação Institucional do Semestre 2020.1, 4.134 estudantes. “Continuar com o ensino remoto no semestre 2020.2 é a condição que temos no contexto atual de preservação de vidas de servidores e discentes da UERN, com extensão aos seus familiares”, comentou Mayra.

A reitora Fátima Raquel destacou que é necessário que os professores sejam sensíveis às condições de estudo dos alunos, pois a experiência do semestre passado mostrou que, algumas vezes, o ambiente de estudo em casa não é o mais adequado, o que pode levar a uma sobrecarga.

A aluna Jaqueline relatou que passou a se sentir mais ansiosa com o ensino remoto. “É necessário ter a formação continuada, mas a formação humana também é importante”, comentou. A aluna Terumi complementou que é preciso ampliar também a inclusão dos estudantes com deficiência.

Presentes à reunião, os Pró-reitores de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, e Assistência Estudantil, Erison Natécio, escutaram com atenção aos relatos das estudantes e disseram que muitos dos pontos da reunião serão compartilhados com os setores e chefes de departamento durante a Semana Pedagógica, que será realizada de 3 a 6 de fevereiro, juntamente com o Seminário de Ambientação Acadêmica, no dia 8 de fevereiro, data que marca o início das aulas do semestre letivo 2020.2.