Reitoria discute possíveis projetos voltados a pessoas privadas de liberdade egressos do sistema prisional

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, reuniu-se na última quinta-feira (9), com a juíza Cinthia Cibele Diniz, da Vara de Execução Penal da Comarca de Mossoró, para debater a possibilidade de parcerias entre a Universidade e o Judiciário, contemplando projetos voltados a pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, e o diretor de educação, cultura e artes da Proex, Hallysson Dantas.

Entre as possibilidades discutidas, está a criação de um novo polo do projeto Uern Ação, que seria instituído no Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró.

O Uern Ação consiste em um projeto conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que já beneficiou mais de 600 pessoas na região onde atua o Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José.

Nos polos existentes, são ofertados cursos e atividades de áreas como teatro, dança, música, letramento digital, xadrez, artes maciais e oficina de leitura e escrita para adultos.

Outro possível projeto abordado na reunião trata da criação de um escritório social, em parceria com a Faculdade de Direito da Uern, direcionado aos apenados e egressos do sistema prisional.

A reitora da Uern também discutiu a possibilidade de criação de parcerias com cursos de pós-graduação para a realização de atividades junto ao mesmo público.