Reitoria apresenta política de austeridade e prioridades para secretários estaduais

Os secretários de Planejamento e de Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire e Gustavo Coelho, respectivamente, e o subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros, reuniram-se nesta quinta-feira (13) com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e equipe de pró-reitores e assessores da Reitoria.

Egresso da UERN, o secretário Aldemir destacou a importância da Universidade para o Rio Grande do Norte e, em especial, para sua vida. “Sou formado pela UERN e fui o primeiro da minha família a concluir um curso superior”, exaltou.

O reitor Pedro Fernandes afirmou que Aldemir é mais um exemplo do poder transformador da Universidade, sendo responsável pela mudança de vida de milhares de pessoas no interior do Rio Grande do Norte. O reitor também apresentou alguns números em relação à participação da UERN na educação básica, uma vez que a Instituição é responsável pela formação de 80% a 90% dos professores da educação básica em algumas regiões do Estado.

“A Constituição Federal prevê que o Governo do Estado destine prioritariamente recursos para a educação básica. A UERN representa menos de 2% dos investimentos do Governo em educação, cumprindo assim o que determina a legislação. Mas o impacto da UERN na educação básica é ainda maior quando você leva em consideração que em muitas localidades não haveria professores da educação básica se não houvesse a UERN. E eu pergunto, ao investir na UERN o Governo também não está investindo na educação básica? O que é educação básica sem professor?”, questionou o reitor.

Pró-reitor de Planejamento da UERN, Iata Anderson participou da reunião e apresentou a política de austeridade adotada pela Universidade desde 2013 em relação a despesas com pessoal da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN). Ele também apresentou a redução no custeio básico da Fundação e necessidades essenciais de investimento da FUERN para 2019.

“Nos últimos anos, a gestão da UERN tomou medidas para racionalização das despesas que levaram a uma redução de dispêndio, por parte do Tesouro Estadual, com a sua manutenção”, afirmou o pró-reitor.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu a atenção dos secretários e da governadora Fátima Bezerra com a Universidade, destacando o momento significativo para a Instituição ocorrido na manhã desta quinta-feira, quando sediou a discussão do Plano Plurianual do Governo do Estado para os anos de 2020 a 2023.

Os secretários reafirmaram a atenção da governadora Fátima Bezerra com a UERN e se dispuseram a estudar formas de, junto com a gestão universitária, viabilizar a solução às demandas apresentadas. Dentre as prioridades, os secretários apontaram a inauguração do prédio do Campus de Natal como de grande importância, sugerindo uma força-tarefa para que o prédio comece a funcionar. O prédio vai abrigar a graduação e pós-graduação no Campus de Natal.

Participaram da reunião a chefia de Gabinete, pró-reitores e assessores da Reitoria.

Fotos: Aline Linhares