Reitores filiados à Abruem querem frente parlamentar em defesa das universidades estaduais

A necessidade de criação de uma frente parlamentar mista em defesa das universidades estaduais voltou a ser tema de discussão na reunião da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizada nesta quarta-feira (24) de forma virtual.

O presidente da Abruem, Prof. Dr. Rodrigo Zanin (Unemat), presidiu a reunião e argumentou que apesar de sua capilaridade e de mais de 40% das matrículas do ensino superior em instituições públicas serem em unidades estaduais, muitas vezes essas instituições não participam de discussões importantes sobre a educação superior no país e são mais facilmente atacadas. “Não percebe-se no Brasil uma discussão maior sobre as estaduais. A criação dessa frente é fundamental para o fortalecimento dessas universidades”, afirmou o presidente.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi representada pela reitora em exercício, Profª. Drª. Fátima Raquel Morais. Ela destacou a importância da Abruem, especialmente no contexto de pandemia. “O que a Abruem tem feito tem sido um diferencial, proporcionando a união, a discussão e a troca de experiências de instituições que vivem realidades parecidas e enfrentam problemas semelhantes”, afirmou a reitora.

Durante a reunião, a Abruem também definiu que o Fórum Nacional de Reitores, previsto para o mês de maio, será realizado de forma virtual.

Acompanharam a reitora Fátima Raquel na reunião, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, e o diretor de informatização da Uern, André Pedro Fernandes.