UERN, UFERSA e UFRN discutem pauta comum às IES públicas do RN

Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte reuniram-se nesta quinta-feira (31), na Reitoria da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró.

Estiveram presentes o reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes; da UFERSA, Prof. Dr. Arimatéa Matos; e da UFRN, Prof. Dr. Daniel Diniz. A reunião contou ainda com a presença de pró-reitores, diretores de unidades e coordenadores de projetos das três instituições.

Um dos pontos de discussão foi a proposta de diretrizes do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A ideia é apresentar um protocolo de intenções conjunto das quatro instituições, incluindo o IFRN, à governadora Fátima Bezerra com as ações que poderão ser desenvolvidas pelas universidades. O documento será analisado juridicamente antes de ser apresentado ao Governo do Estado.

Os reitores ressaltaram a importância de aproximar as políticas institucionais às demandas do Estado, e deixaram clara a intenção de contribuir com o projeto.

Na reunião também foi discutida a política de cotas nas IES e suas experiências nos processos seletivos tanto para ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação, como no serviço público.

A UERN é pioneira na reserva de vagas no Rio Grande do Norte, tendo implantado o sistema de cotas antes mesmo da legislação federal.

Acompanharam o reitor Pedro Fernandes, a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia; o subchefe de Gabinete, Esdra Marchezan; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas; a diretora da Faculdade de Educação, Meyre Ester Barbosa; a diretora de Políticas e Ações Inclusivas, Ana Lúcia Aguiar; a assessora de Avaliação Institucional, Mayra Ribeiro; o diretor de Informatização, André Pedro, e a secretária-geral da DAIN, Luziana Filgueira.