Reitora e vice-reitor participam de solenidade de posse de secretários(as) estaduais

A reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas participaram, na tarde desta quinta-feira (12), no salão Nísia Floresta do Centro de Convenções de Natal, da solenidade de posse dos secretários estaduais do segundo mandato da governadora Fátima Bezerra – gestão 2023-2026.

Desde o final do ano passado, a governadora Fátima Bezerra apresentou alguns novos nomes, bem como anunciou a manutenção de outros auxiliares diretos que farão, junto com ela, a gestão do Governo do Estado nos próximos quatro anos.

No discurso dela, a governadora ressaltou que dobrou o número de mulheres na composição do primeiro escalão do Governo, entregando a elas inclusive as pastas com maiores orçamentos, como a da Educação, que passa a ter como titular a professora aposentada e emérita da UERN, Maria do Socorro Batista, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde exerceu docência, integrando o Departamento de Educação por 28 anos.

Para a nova secretária, os principais desafios são o combate à evasão escolar e ao analfabetismo, ao mesmo tempo em que o Estado investirá na educação profissional. Ela disse ainda que pretende convocar a Uern como aliada para melhorar os números do RN no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Vamos estreitar os laços com a UERN, principalmente na área de ensino, através dos cursos de Licenciatura. Se pretendemos melhorar o aprendizado dos alunos no ensino básico, não podemos fazer isso sem a principal Universidade que forma nossos professores”, afirmou.

Outra pasta destacada pela governadora Fátima Bezerra foi a da agricultura familiar, que continuará sob o comando do professor licenciado da Uern Alexandre de Oliveira Lima, reconduzido à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Cedido ainda para compor a equipe de transição, ainda em 2018, ele é docente do Departamento de Gestão Ambiental, da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem).  “É muito clara a importância que a governadora dá à Uern, nomeando quadros da Universidade para várias funções no Governo dela”, avaliou o secretário.

“Ficamos muito felizes de contribuir para o desenvolvimento do Estado através da cessão de quadros para a administração pública no governo da professora Fátima Bezerra”, assegurou a reitora Cicília Maia. Ela também garantiu que a Uern responderá à convocação da nova secretária de Educação, bem como a de qualquer outro secretário de Estado, pois “a Uern tem muito a colaborar”. “A secretária Socorro sabe da capilaridade de nossa Universidade e sabe que podemos contribuir na melhoria dos índices de ensino. Estaremos prontos a servir o Estado”, afirmou.