Reitora dialoga com Campus de Caicó e reforça necessidade de autonomia financeira da Uern

Em reunião com a comunidade acadêmica do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Caicó, realizada através de videoconferência nesta quarta-feira (25), a reitora em exercício Fátima Raquel Morais apresentou o relatório das ações que estão sendo desenvolvidas na unidade a fim de sanar as dificuldades para a retomada das atividades presenciais, principalmente das clínicas do curso de odontologia.

Foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas a curto, longo e médio prazos, desde os pequenos reparos já iniciados a partir do contrato de manutenção predial até a construção dos novos blocos de sala de aula contemplado pela emenda federal de bancada de 2019, cujo projeto segue em tramitação no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A reitora explicou que a escassez de recursos para investimento na Universidade nos último anos, bem como uma série de entraves burocráticos levaram a situação ao nível que se encontra atualmente, e ressaltou o empenho da equipe gestora e principalmente da comunidade acadêmica do Campus de Caicó em buscar superar as adversidades para continuar oferecendo ensino de qualidade, alcançando excelentes resultados, de acordo com o Conselho Estadual de Educação (CEE) e Exame Nacional de Desempenho (Enade). Fátima Raquel também ressaltou o compromisso assumido pela governadora Fátima Bezerra em relação à Uern, de forma geral, e em especial ao Campus de Caicó e ao curso de odontologia.

A diretora do Campus, Shirlene Mafra, fez uma prestação de contas das ações desenvolvidas em sua gestão, destacando a busca por parcerias junto a outros órgãos públicos e à iniciativa privada para superar os obstáculos. Ela também destacou o diálogo constante com a Reitoria, chefia de gabinete, pró-reitorias e assessorias para superar as adversidades impostas ao campus. O coordenador do curso de odontologia, Glécio Filho, também destacou o diálogo constante com a gestão universitária em busca de solução para os problemas do curso de odontologia, principalmente no que diz respeito às práticas das clínicas odontológicas e laboratórios. O coordenador afirmou que os laboratórios terão condições de receber as aulas do semestre 2020.2, que estão asseguradas.

Alguns estudantes do curso de odontologia partilharam preocupações e angústias em relação à continuidade do curso, afirmando que a decisão de não realizar a matrícula no próximo semestre letivo é uma forma de lutar pela melhoria do curso para todos. Também participaram da reunião representantes de estudantes dos cursos de filosofia e enfermagem.

A reitora em exercício conclamou toda a comunidade a lutar pela autonomia financeira da Universidade. “Somos todos Uern. Precisamos de todos. Cada um, de sua maneira, contribui para que a Universidade continue avançando. A nossa luta precisa ser pela autonomia financeira, que irá garantir que possamos resolver os problemas da nossa Universidade”, afirmou Fátima Raquel.

Como encaminhamento da reunião, será formado um grupo com representantes dos segmentos docente, discente e técnico de cada curso, além da direção do campus, coordenadores dos cursos e Reitoria para acompanhar o cronograma de execução das demandas apresentado na reunião.

O campus de Caicó recebeu sua sede própria em 2015, passando a funcionar na antiga escola Joaquim Apolinar. Até então, o campus funcionava nas instalações do CAIC. Este período coincide com sucessivas faltas de previsão orçamentária para investimento na Instituição, o que impossibilitou a adequação do espaço para acolher os cursos de odontologia, filosofia e enfermagem.

Em 2018, a bancada federal destinou uma emenda no valor de R$ 20 milhões para a Uern para a execução de novas obras. A construção do bloco de salas e aula e do auditório estão contemplados nesses recursos, que seguem em tramitação no FNDE. Em julho de 2020, a Reitoria conseguiu, junto ao Governo do Estado, a liberação de previsão orçamentária, o que possibilitou abrir processo licitatório para a execução de reparos em algumas áreas do campus. Algumas já foram iniciadas. Outros projetos, que contemplam as clínicas odontológicas, precisaram ser readequados diante das novas exigências da pandemia, e ainda vão iniciar o processo licitatório.