Reitora Cicília Maia inicia agenda de visitas aos secretários e secretárias estaduais

A reitora Cicília Maia esteve hoje, 5 de janeiro, em Natal iniciando uma série de visitas agendadas com os secretários e secretárias estaduais, com o objetivo de estreitar os laços, discutir parcerias e colocar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) à disposição para construir projetos que promovam o desenvolvimento do Estado.

Uma dessas visitas foi ao secretário de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, que foi reconduzido ao cargo pela governadora Fátima Bezerra. A solenidade de Posse dos(as) Secretários(as) de Estado ocorrerá no dia 12 de janeiro, às 15h, no Centro de Convenções.

“Parabenizamos Aldemir pela recondução e agradecemos a parceria da Seplan com a Uern na busca do fortalecimento da educação pública e de qualidade. Foi uma reunião muito produtiva. Avaliamos o primeiro ano de implantação da Autonomia Financeira da Uern como positivo, especialmente na parceria profícua de nossas equipes”, destacou a reitora Cicília Maia.

Entre as pautas discutidas com Aldemir Freire, destacam-se: Orçamento e Planejamento 2023, perspectivas de aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), planejamento de ações prioritárias para uma melhor execução da Autonomia Financeira, perspectivas de arrecadação estadual, comportamento das finanças e liberação de emendas.

Outro assunto discutido foi a necessidade de execução dos recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop). Em 30 de julho de 2019, o Conselho Consultivo das Políticas de Inclusão Social (CCPIS), aprovou por unanimidade a inclusão da Uern na partilha dos recursos do Fecop para o Plano Plurianual 2020-2023, incluída especialmente pelas ações voltadas aos programas de assistência estudantil, que beneficiam estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A reitora Cicília Maia estava acompanhada da profa. Fátima Raquel e do técnico Ítalo Dantas, respectivamente pró-reitora e pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Finanças.