Reitor recebe Aduern e discute pauta de reivindicações da greve docente

A reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu nesta terça-feira (7) uma comissão da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), representada por dirigentes da entidade e professores substitutos. Na ocasião foi apresentada a pauta de reivindicações da categoria docente.

Durante mais de duas horas foram discutidos os pontos de pauta apresentados pela associação. O reitor Pedro Fernandes apresentou todos os encaminhamentos que a gestão vem tomando no sentido de articular a regularização do pagamento do auxílio saúde e a manutenção dos inativos na folha de pagamento da UERN. Questões jurídicas que implicam nesses pontos foram esclarecidas pelo assessor jurídico, Humberto Fernandes.

Na iminência da greve aprovada pela categoria, com início na próxima sexta-feira (10), um dos assuntos abordados foi a manutenção dos contratos dos professores substitutos, cujo prazo se encerra no dia 10 de novembro. Os contratos aptos, cuja renovação tenha sido solicitada pelos departamentos acadêmicos, serão mantidos pelo menos até o início do semestre letivo 2017.2, conforme calendário acadêmico em vigor. Os demais casos, assim como a convocação de aprovados no último concurso público, serão estudados pela equipe.

O reitor Pedro Fernandes explicou que tipo de ações estão sendo tomadas pela reitoria, em relação a cada uma das pautas que competem à universidade, assim como reforçou o compromisso com as categorias na luta por suas reivindicações. Todos os pontos apresentados pela ADUERN serão respondidos por ofício pela reitoria, ressaltando-se que alguns são de competência da Universidade, e outros, como a regularização dos salários, dependem do governo do Estado.

Na mesma reunião, o reitor Pedro Fernandes deu esclarecimentos sobre a suspensão dos atendimentos eletivos por parte da Unimed aos servidores da Uern, assim como prestou detalhes das reuniões que manteve com o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, e com a diretoria da Unimed para evitar a suspensão. (sobre a suspensão do atendimento eletivo pela Unimed leia nota publicada hoje).

➡ Veja as pautas apresentadas pela ADUERN