Reitor Pedro Fernandes faz palestra no 1º Seminário de Avaliação do RN Sustentável

O reitor Pedro Fernandes ministrou, na manhã desta segunda (08), palestra no 1º Seminário de Avaliação do RN Sustentável, sobre “A melhoria dos serviços públicos para o desenvolvimento humano”.

O objetivo do painel era apresentar e debater as lições aprendidas e os resultados alcançados na implementação do Componente Melhoria dos Serviços Públicos, dentro do RN Sustentável. Os mediadores foram os especialistas em educação do Banco Mundial, André Loureiro e Madalena Santos. O painel ainda teve como debatedores representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Segurança, Ana Beatriz Petta, Jailma Carvalho e Valéria Costa, respectivamente.

O reitor definiu a UERN como “uma importante ferramenta de articulação e promoção do desenvolvimento humano”, discorrendo ao longo da palestra sobre as contribuições da Universidade nas áreas da Educação e Cultura, Saúde e Segurança. Áreas essas que, conforme ele mostrou, a Agenda Nacional de Gestão Pública, elaborada pelo Ministério do Planejamento, alerta que não podem ser pensadas isoladamente, mas sim ignorando as fronteiras físicas, para um resultado mais abrangente e eficaz.

Diante disso, o magnífico destacou a importância das instituições de ensino superior e técnico, como a UERN e o IFRN, que, por sua capilaridade e capacidade de formação, contribuem decisivamente para a melhoria dos serviços públicos e o desenvolvimento humano.

A UERN, assim como o IFRN, está presente em todas as regiões do Estado. Com cinco campi e 11 núcleos avançados de ensino superior, 45% dos municípios potiguares está a menos de 30km de uma unidade da Universidade; e 90%, a menos de 50km.

Na educação, o reitor lembrou que a UERN é a formadora da maioria dos professores de ensino fundamental do Estado, além da capacitação desses e de outros servidores públicos em seu programa de pós-graduação. Na Saúde, citou a grande contribuição da Universidade, interiorizando a formação de profissionais de Enfermagem, Educação Física, Odontologia e Medicina, além do serviço do ambulatório da faculdade de Medicina, em Mossoró, que atende a 100 municípios que enviam 300 pacientes/mês, e das 26 clínicas odontológicas, em Caicó, que atendem a 200 pessoas/mês, provenientes de 40 municípios.

Bem como, ainda ressaltou o reitor, na área da Segurança, a UERN age na capacitação de agentes e guardas civis, através de convênios com instituições governamentais e não governamentais.

O 1º Seminário de Avaliação do Projeto RN Sustentável começou nesta segunda (08) e se estenderá por toda terça (09), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. A abertura do evento contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do governador eleito Robinson Faria, do coordenador de operações do Banco Mundial para o Brasil, Bóris Utria, e da gerente do Banco Mundial, Fátima Amazonas, além dos deputados federais Fátima Bezerra e Fábio Faria, e do deputado estadual Fenando Mineiro.