Reitor Pedro Fernandes fala sobre importância da extensão universitária em conferência de abertura do 43º Encontro Nacional do FORPROEX

Na noite dessa segunda-feira (25), o reitor Pedro Fernandes e o pró-reitor de Extensão Emanoel Márcio Nunes participaram da abertura do 43º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), no auditório da Reitoria da UFRN, em Natal. O evento é organizado conjuntamente entre a UERN, UFRN, UFERSA e o IFRN, com o tema central “Gerir Desafios, Gerar Resultados”.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, e os pró-reitores de Extensão de todas as instituições de ensino superior organizadoras compuseram a mesa de abertura do evento, que foi seguida da conferência “Extensão: Pilar da Universidade e da Democracia”, que teve como conferencistas, além do reitor Pedro Fernandes, que é presidente da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); a reitora anfitriã, representando a Andifes, e a coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo do Paraná, Sandra Cristina Ferreira.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes destacou que a discussão sobre o tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão é recorrente na ABRUEM, que reúne 45 instituições.

Para ele, as universidades estaduais e municipais são protagonistas da interiorização do ensino superior. “Como não chamar de extensão os núcleos de prática jurídica, os ambulatórios dos cursos de Medicina, as residências pedagógicas? A extensão articula ensino e pesquisa”, disse, citando o Plano Nacional de Extensão 2001.

“É a integração entre a universidade e os setores sociais que a rodeiam”, referiu-se ao que consta na versão de 2009 do mesmo documento. “Promove equidade e desenvolvimento social, por isso é pilar da universidade e da democracia”, defendeu.

Aproveitando para parabenizar a UFRN pelos 60 anos de fundação que completou na segunda-feira (25), o reitor Pedro Fernandes também citou o programa pioneiro de extensão, criado pelo reitor Onofre Lopes, em 1966, o Crutac, que levou serviços de saúde, entre outros, a comunidades rurais, condicionando essa experiência para a formação de seus alunos em vários cursos de graduação.

O 43º Encontro Nacional do FORPROEX segue até esta quarta-feira (27), com debates e reuniões, no Hotel Imirá Plaza, na Via Costeira de Natal. O evento será finalizado com a elaboração da Carta de Natal e da posse das coordenações nacionais e regionais, bem como dos sucessores da atual presidente do Fórum, Marilisa do Rocio Oliveira, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).