Reitor mobiliza bancada federal para aumentar vagas de Medicina da UERN

Uma semana antes de assumir o cargo, o Reitor Pedro Fernandes busca o fortalecimento da luta pela ampliação das vagas do Curso de Medicina, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E neste sentido, vem conversando com a bancada federal do Rio Grande do Norte.

Neste sábado, 21, o Reitor se reuniu com a deputada federal Fátima Bezerra, a quem pediu apoio para que a UERN possa oferecer mais uma turma de Medicina, conforme decisão aprovada pelo colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde.

O Reitor argumentou que para passar das atuais 26 vagas para 60, como foi proposto na
semana passada, a Universidade vai precisar do apoio do governo federal. E para isso espera contar com o parlamento potiguar na procura de condições para dobrar as vagas, nos Ministérios da Saúde e de Educação.

Pedro Fernandes explicou que com a criação das novas vagas, a UERN precisa aumentar a infraestrutura, como laboratórios, por exemplo. Para isso, a parceria do Mec e Ministério da Saúde, õrgãos que já foram contactados, é essencial.

No entendimento do Reitor, a UERN pode perfeitamente se enquadrar no programa de expansão dos cursos de Medicina das universidades brasileiras para suprir a falta de médicos no interior do país. “Temos conceito 5, a avaliação máxima do curso no país, afirma Pedro Fernandes, atestando a qualidade de Medicina da instituição.

“Nós precisamos formar médico com o perfil generalista, humanista, e na hora em que interiorizamos o curso de Medicina, o jovem formado tem muito mais vocação e identidade com o exercício da profissão. É meritória essa iniciativa da UERN e conta com meu total apoio”, assegurou a deputada, acrescentando que esse é um dos direcionamentos do programa Mais Médicos que visa levar assistência imediata aos municípios e ações estruturantes, como essa da Universidade do Estado..

Além do curso de Medicina, o professor Pedro Fernandes pediu apoio para o movimento em favor de financiamento federal para as universidades estaduais, em especial, a UERN.

O encontro entre o Reitor e a deputada também contou com a participação do diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, médico José Hélio Cabral; futura Chefe de Gabinete da UERN, professora Fátima Raquel, vereador Luiz Carlos de Mendonça Martins e do novo presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), professor Valdomiro Morais.

Texto: Aglair Abreu