Reitor e equipe recepcionam alunos novatos

A Diretoria de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAE/UERN) realizou na manhã desta segunda-feira o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) com os alunos novatos de graduação.

O evento tem como finalidade ir além de uma simples boas vindas aos alunos com a disponibilização dos serviços da UERN e tirar as primeiras dúvidas dos novatos.

O reitor Pedro Fernandes iniciou a conversa com os alunos explicando que o evento desta manhã é uma demonstração de que a UERN não quer que os alunos desistam na primeira dificuldade. “Muitos saem daqui buscando uma parede mais bonita e a gente sempre recebe de volta. Nos últimos dez anos tivemos que optar entre qualificar nossos profissionais ou fazer paredes bonitas. Escolhemos a primeira opção”, frisou.

Ele também falou um pouco sobre a história de 47 anos da UERN, lembrando que se trata de uma universidade que nasceu em Mossoró. Ao final das palavras, o reitor deixou uma mensagem de incentivo e dedicação para os alunos. “Vistam essa camisa porque vocês vão viver essa instituição nos próximos anos”, recomendou.

Em seguida, foi aberto o espaço para a apresentação de alguns setores chave para os alunos da UERN como o caso da Ouvidoria. “O nosso órgão tem o objetivo de manter contato com a comunidade acadêmica. Nossa função é tirar dúvidas e receber denúncias, cumprindo um papel de mediação até que tudo seja esclarecido num prazo de até dez dias úteis”, afirmou a ouvidora Sirleyde Dias.

O diretor de assuntos estudantis Adalberto Veronese apresentou três editais aos alunos novatos: 1) Residência Universitária; 2) Programa de Apoio ao Estudante (PAE); 3) Auxílio Alimentação. “Esses são três programas à disposição de vocês. A DAE está à disposição de vocês. Além desses auxílios fazemos a articulação para atender as necessidades dos alunos prestando assistência no cotidiano e atendendo as demandas”, frisou.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lidiane Samara, ressaltou que a entidade que preside é responsável pela organização do movimento estudantil da UERN. “Também realizamos eventos como o CONUERN. Esperamos que vocês que estão chegando se envolvam no movimento estudantil”, acrescentou.

A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de apoio à inclusão, falou sobre as ações da DAIN em favor dos alunos com necessidades educacionais especiais. “É uma alegria muito grande fazer parte dessa história. A nossa diretoria tem o objetivo de prestar assistência a todos os alunos com necessidades especiais. Transitamos em todos os setores. Trabalhamos com 15 profissionais em três turnos”, destacou.

Um dos alunos que já chega beneficiado pela DAIN é Islan Leite. Deficiente auditivo, ele veio ao SAMBA acompanhado dos pais Ivan Leite e Maria Cedma. “É uma grande conquista porque ele teve muita dificuldade nas escolas do interior e mesmo encarando a discriminação ele quis estudar”, disse Ivan. Islan vai cursar Educação Física.

O professor Marcelo Melo apresentou a diretoria de assuntos internacionais e incentivou os alunos a buscarem intercâmbio no exterior através do programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal. “Vocês podem se ambientar e buscar oportunidades. O intercâmbio cultural é uma experiência extremamente rica”, lembrou.

O Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UERN, Erison Natécio, explicou que para os alunos se cadastrarem na Biblioteca basta se deslocar a qualquer unidade do SIB portando declaração de aluno do curso, foto 3×4 e preencher um formulário. “São três livros por empréstimo que podem ser renovados num prazo de 14 dias. Também oferecemos serviços de informática para os alunos fazerem pesquisas”, relatou.