Reitor destaca Autonomia Plena em seu discurso durante a Assembleia Universitária

O primeiro ano da gestão de Pedro Fernandes e Aldo Gondim, respectivamente Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi marcado por muitas conquistas e desafios.

Em seu discurso, durante a Assembleia Universitária do 46º aniversário da UERN, o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto fez um balanço das ações, destacou a política de Assistência Estudantil e agradeceu a confiança depositada por professores, técnicos e alunos da UERN. 

Ressaltando dados e estudos mundiais que comprovam a importância da Universidade para o desenvolvimento de uma região e de um povo, Pedro Fernandes afirmou que a UERN tem sua missão respaldada no melhor pensamento contemporâneo que relaciona educação e desenvolvimento:

Reitor acompanhado do Vice Aldo Gondim e ex-reitores“Nossa instituição, presente hoje em todas as regiões do Estado, assegura o acesso à graduação a pessoas que nunca estudaram numa escola particular, bem como a pessoas com necessidades especiais. São mais de 40 opções de cursos de licenciaturas e 11 de mestrado, em todas as áreas do conhecimento. Além dos cursos regulares para formação de professores, devemos destacar o maior Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/CAPES/MEC, que oferta a primeira licenciatura para professores na Educação básica e a segunda Licenciatura àqueles que atuam fora da sua área de formação específica, bem como o maior programa institucional de bolsas de iniciação a docência – PIBID/CAPES/MEC, que já insere o aluno no seu campo de trabalho. Neste sentido, é nossa obrigação agradecer e parabenizar os que nos antecederam, pois moldaram uma instituição compromissada, ao mesmo tempo, com a excelência acadêmica e com o seu papel social”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes.

A luta pela Autonomia Plena marcou o discurso do Reitor Pedro Fernandes, que defende o diálogo e o envolvimento das categorias como as alternativas viáveis para alcançar essa meta: “A conquista da autonomia plena transcende as preocupações de ordem eminentemente financeiras e remete à reestruturação de um projeto de universidade em busca de um modelo adequado que suscite uma reforma administrativa, estrutural e funcional. Neste sentido, intensificamos um diálogo constante com os segmentos acadêmicos, docentes, discentes e técnicos administrativos, com os fóruns de diretores e de chefes de departamento e com os conselhos consultivos e deliberativos”, destacou Pedro Fernandes, invocando a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; das esferas federal, estadual e municipal, além da sociedade norte-riograndense, o Ministério Público e a Imprensa.

De forma emocionada, o Reitor encerrou seu discurso com a voz embargada ao se dirigir à sua família, agradecendo o apoio dos pais e a compreensão de esposa e filhos pelas suas ausências devido à rotina de trabalho. Pedro Fernandes ainda fez uma deferência aos familiares da aluna Brenna Sonária (in Memoriam).

Governadora Rosalba Ciarlini faz relato das ações realizadas 

A Governadora Rosalba Ciarlini, Chanceler da UERN, ressaltou a importância da Universidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “A Universidade é responsável pelo aprendizado constante, permitindo o desenvolvimento econômico, social e intelectual”, destacou Rosalba Ciarlini.

Exaltando o papel dos ex-reitores, fazendo questão de citar os nomes de todos, a governadora falou sobre o empenho e o esforço daqueles que se dedicaram e fazem parte da história da UERN. “Sem eles nada teria acontecido. Como mossoroense sou testemunha desse espírito abnegado”, atestou Rosalba Ciarlini.

A Governadora fez um relato das ações e projetos realizados através de parceria entre o Governo do Estado e a Universidade como os cursos da Escola do Governo, a retomada de obras paralisadas, incluindo o prédio da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus de Mossoró, e o Campus de Natal, que em breve terá o serviço reiniciado após a finalização de todas as licenças. Outro destaque foi para o investimento de R$ 6,2 milhões com recursos do Proinveste, além do esforço para assegurar os recursos financeiros para a construção do Hospital Materno-Infantil, que servirá a comunidade e aos estudantes de Medicina.

Sobre a autonomia financeira, a governadora Rosalba Ciarlini reconheceu que este é um passo importante para a UERN. “A autonomia financeira está em nossas discussões. Discussões estas que estão avançadas e são constantes; manteremos o processo de debate para elaborar e complementar o projeto e termos algo feito com segurança e do qual possamos nos orgulhar”, declarou Rosalba Ciarlini.