Reitor da Uneal compartilha experiência de política institucional voltada às questões étnico raciais

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), prof. Me. Jairo José Campos da Costa, participou de dois momentos distintos na UERN nesta terça-feira, 19 de abril, em que compartilhou a experiência da UNEAL contra o racismo e a desigualdade.

O primeiro momento foi uma palestra pela manhã com o tema “Questões Étnico Raciais: Educação, Cultura e Sociedade”, voltada aos estudantes e promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O segundo momento, no período da tarde, teve como público os professores da UERN. O encontro promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) teve como tema “Inclusão da cultura Afrodescendente nos cursos de Graduação”.

Natural do município potiguar de Francisco Dantas, Jairo José é egresso da UERN, ex-aluno do curso de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros.

De origem humilde, filho de agricultor e de uma merendeira, Jairo José sabe o que é conviver com adversidades. “Tudo que vier na direção do respeito à diferença, da inclusão de quem historicamente esteve fora, da democratização do Ensino Superior, eu encaro com bons olhos. Quando a gente tem oportunidade de ocupar esses espaços de gestão, é preciso firmar a marca naquilo que acredita”, ressalta Jairo José.

Participando da programação do 46ª Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste – FORPROEX-NE, Jairo José fez questão de ter esse contato com professores e alunos: “Eu jamais negaria um convite da UERN. Sempre que posso voltar e contribuir de alguma forma, eu venho. Sou muito grato à UERN”, afirmou.

Para o reitor da UNEAL, já passou o tempo do povo brasileiro enxergar que é necessário viabilizar políticas públicas que impactem na transformação da vida das pessoas que, historicamente, ficaram à margem do acesso ao ensino superior e não tiveram as mesmas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.