REITOR DA UERN DEFENDE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EVENTO NACIONAL

Com o objetivo de discutir a política de extensão nas universidades estaduais e municipais brasileiras, está  se realizando na cidade de Foz do Iguaçu – PR,  o 44º Fórum da Associação Brasileira dos  Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, prof. Milton Marques de Medeiros, participa do evento que pretende discutir durante três dias de programação sobre as experiências de extensão que estão  aproximando cada vez mais as universidades da sociedade e sobre as políticas públicas de financiamentos de projetos.

Na abertura do Fórum, na noite do dia 15, o presidente da ABRUEM, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR, João Carlos Gomes,  expôs que “se, pela pesquisa garantimos nosso papel de vanguarda, pela extensão revelamos nossa pertinência social, fazendo com que os conhecimentos produzidos sejam compartilhados e retro-alimentados, promovendo uma formação plena, que valoriza a cidadania”, afirmou.

Falando aos reitores e participantes do evento, o governador em exercício do Paraná,  Orlando Pessuti, lembrou que o Governo do Paraná investiu mais de R$ 170 milhões em obras de infraestrutura nas universidades e faculdades estaduais, e destacou também as ações de extensão, como o Universidade Sem Fronteiras (USF), programa que o governo promove em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em municípios que apresentam bolsões de pobreza.

Ainda durante o evento de abertura, a secretária nacional de Ensino Superior, Maria Paula Dallani Bucci, destacou a escolha do tema como uma forma dos reitores demonstrarem preocupação das universidades em darem respostas a sociedade: “A escolha do tema da extensão mostra que a universidade está em sintonia com as demandas da sociedade”, ressaltou a secretária.

Na manhã desta quinta-feira (16), a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Lumina Pupatto, falou sobre o “Universidade Sem Fronteiras” (USF), maior programa de extensão universitária do país, que o governo do Paraná promove em municípios de baixo IDH. Ela também apresentou os projetos de desenvolvimento científico do Estado e os investimentos no ensino superior do Governo do Paraná.

O reitor da UERN, Milton Marques, participando do debate sobre os modelos de financiamento da ciência e tecnologia no Paraná, destacou o apoio  que as universidades recebem com 451 projetos em andamento em todo o Estado do Paraná, representando a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Ele ressaltou que é fundamental nesta nova visão sobre as ações extensionistas das universidades o apoio dos governos para que a produção do conhecimento possa se converter em serviços que beneficiem diretamente a vida das pessoas.

Durante os debates os reitores reconheceram que a extensão é hoje, na hierarquia das prioridades das instituições de ensino superior, uma terceira categoria, sendo que a pesquisa ocupa o primeiro lugar e em seguida aparece o ensino. “Esta realidade precisa mudar, a extensão deve ganhar maior importância”, defendeu o reitor da UERN, Milton Marques.

Ainda durante a programação da manhã do dia 15, os reitores assistiram à conferência do reitor José Carlos Diogo Marques dos Santos, da Universidade do Porto (Portugal), que abordou o tema “Possibilidades de Cooperação entre a Universidade do Porto e as Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras”.