Reitor afirma que foco da administração é o aluno

Quem esteve nesta sexta-feira participando da audição do Canal Aberto da 105 FM, foi o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Ele dedicou a maior parte da conversa destacando assuntos de interesse dos alunos de graduação. “O nosso foco é o aluno”, frisou.

O Reitor destacou a principal novidade para os alunos de graduação nesse início de semestre: o Diário On Line. “O professor além de preencher o diário, vai poder fazer o calendário das atividades. O grande ganho é que o aluno vai ter acesso a todas as atividades previstas pelo professor no calendário. Isso é uma transparência e se encaixa naquele nosso propósito de que o foco é o aluno para que ele se sinta seguro na sala de aula”, destacou.

O Reitor afirmou que os alunos que estão deixando a UERN são tratados como prioridade e citou as entregas dos diplomas na colação de grau. “A gente está falando naqueles que entram e estamos cuidando daqueles que estão saindo. A gente viu que a grande satisfação do aluno é a colação de grau e o aluno obtém o grau e sai com aquele simbolismo, mas buscamos mais e agora o aluno não vai mais precisar sair no dia seguinte atrás de uma declaração porque agora já recebe o diploma de graduação e totalmente preparado para se apresentar ao mercado de trabalho. A Universidade se sente lisonjeada”, destacou.

Ainda sobre esse assunto, o Reitor destacou o empenho dos servidores da Universidade. “Gostaria de agradecer a toda a equipe da PROEG, da professora Inessa Linhares, do pessoal da DIRCA e ao cerimonial da diretora do cerimonial, Isolina Melo. É um diferencial a entrega do diploma na colação de grau”, disse.

O Reitor também falou sobre o início do projeto Administração Itinerante. “Temos um dia de despachos nos campi para ouvir os alunos e professores para que eles se sintam inteirados com a administração. É mais uma atividade que a gente tem percorrido os campi. Não resolvemos tudo, mas conseguimos encaminhar muita coisa”, explicou.

Voltando a questão do aluno, Pedro Fernandes citou a luta para criar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da paridades entre os segmentos nas votações. “A gente não pode deixar de discutir a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a paridade dos segmentos nas votações da Universidade”, relatou. Ele fez um apelo para que os alunos colaborem com a administração. “A gente precisa de demandas e aconselhamos os alunos que conversem com os professores para nos apresentarem as necessidades”, acrescentou.

Outra questão analisada pelo Reitor diz respeito à elaboração do orçamento da UERN para 2015. “Agora no início de maio vamos iniciar uma discussão ampliada com todos os setores da universidade para que em agosto a gente já tenha uma peça definida e tão logo conclua isso entregaremos esse orçamento ao executivo”, frisou.

O Reitor ainda falou do credenciamento do ambulatório da Faculdade de Medicina ao SUS, campanha de doação de sangue, da transferência da prática jurídica no fórum, Núcleo de Idiomas do NEEL e da participação da Universidade na Ação Global. “Não estamos apenas formando recursos humanos, mas entregando serviços a sociedade”, frisou.

DAE

Outro convidado do Canal Aberto foi o diretor de assuntos estudantis, Wagner Miranda. Ele fez uma avaliação do Simpósio de Ambientação Acadêmica (SAMBA). “Esse evento foi pensado para acolher o aluno que está chegando na universidade. Atingimos com êxito o nosso objetivo que era chegar a todos os campi avançados. Estamos fechando o evento com um café da manhã entre o Reitor e os alunos para que eles possam tirar dúvidas. Isso está voltado para o nosso trabalho junto aos alunos”, disse.

O diretor de assuntos estudantis ainda falou do combate aos trotes agressivos nesse início de semestre. “Estamos fazendo um trabalho para minimizar esses trotes mais agressivos e possamos ter apenas o lado da comemoração consciente”, destacou.