Rede Giga Mossoró será lançada nesta semana

Projetada para interligar instituições de ensino superior de Mossoró e viabilizar serviços diversos que demandem uma conexão de alta qualidade, a rede de fibra ótica Giga Mossoró será lançada na próxima terça-feira (15) e deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2018.

Com 25 quilômetros de extensão, a rede irá conectar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O percurso da rede irá contemplar o Campus Central e outras unidades da UERN, a exemplo da Reitoria, a Faculdade de Enfermagem (Faen) e a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs).

Além de ampliar a capacidade de tráfego de dados entre as instituições de ensino e a RNP – o que impulsionará as atividades ligadas à pesquisa -, a Giga Mossoró possibilitará a criação de parcerias entre as universidades e entidades diversas que possuam projetos para a utilização da nova estrutura, as quais, como contrapartida, contribuirão financeiramente para a manutenção da rede.

Conforme o diretor de Informatização da UERN, André Pedro Fernandes, uma das possibilidades é o planejamento de iniciativas ligadas ao conceito de cidade inteligente, a exemplo de semáforos que analisam e controlam o tráfego e câmeras de monitoramento em tempo real.

Outro exemplo de aplicação, ilustra, seria a realização de uma cirurgia em um hospital de Mossoró que fosse acompanhada, em tempo real e em alta qualidade, por um médico que estivesse em outra unidade de saúde.

“Isso tudo vai depender dos projetos que vão ser apresentados”, destaca o diretor, que cita ainda a possibilidade de que seja disponibilizado Wi-Fi gratuito no Centro de Mossoró a partir de uma parceria com o poder público.

André Pedro ressalta que, além de terem acesso à infraestrutura oferecida pela rede, os parceiros também poderão contar com o conhecimento da UERN e das outras instituições gestoras, o que possibilitará melhor qualidade dos serviços.

Ensino e pesquisa

Mesmo antes do início das parcerias, enfatiza, a Giga Mossoró trará um impacto imediato à UERN, que terá a capacidade de sua rede ampliada em aproximadamente dez vezes. Esse aumento pode ser ainda mais significativo, acrescenta, dependendo das iniciativas que serão realizadas no futuro.

Conforme André Pedro, a estrutura também contribuirá para a prática e o conhecimento dos estudantes, sobretudo aqueles matriculados em cursos ligados a engenharia e computação. “O aluno vai estar dentro de um campo de aprendizado, praticando o que ele viu na faculdade”, afirma.

De acordo com o diretor, a instalação da rede será de responsabilidade da RNP e deverá durar em torno de oito meses. O investimento aproximado no serviço, informa, será de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

Por sua vez, UERN, UFERSA e IFRN serão responsáveis pela manutenção da rede e análise de projetos.

A Giga Mossoró será apresentada na terça-feira (15) a possíveis parceiros e à comunidade em geral. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório Amâncio Ramalho, na UFERSA, às 14h. Participarão representantes da RNP, Prefeitura, Governo do Estado, instituições de ensino e provedores locais de internet, além de universitários e professores.

Cidade Inteligente

Proposta relacionada à rede Giga foi apresentada nesta sexta-feira – Foto: Luciano Lellys

O projeto Rede Giga Mossoró, com ênfase no conceito de cidade inteligente, foi apresentado em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 11, no Palácio da Resistência, sede da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). O detalhamento da proposta foi apresentado por professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), professor Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, informa que a ideia é criar uma rede de integração, com base no desenvolvimento de aplicações que visam oferecer maior agilidade e precisão dos serviços públicos. “Algumas dessas aplicações já foram feitas, outras ainda estão em andamento”, revela.

De acordo com o professor André Pedro Fernandes, a integralização dos serviços de educação, saúde e segurança e áreas transversais através de redes de informações e georeferenciamento faz parte da segunda etapa do projeto. O professor Me. Antônio Oliveira Filho complementa que nessa etapa, o projeto prevê a construção de uma óptica de acesso. “O objetivo é propiciar um alto nível de informações aos servidores e aos munícipes, de modo a possibilitar maior agilidade nos serviços”, frisa.

O encontro na Prefeitura de Mossoró contou com a presença do chefe de gabinete da UERN, Tarcísio da Silveira Barra; da prefeita Rosalba Ciarlini; da vice-prefeita Nayara Gadelha; o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos; secretários municipais e vereadores.