Reconecta 2022.1 marca início do semestre na Uern

Conecta outra vez estabelece uma nova conexão; liga novamente uma coisa à outra; religa. O significado da palavra “Reconecta” expressa a expectativa para o início do semestre letivo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o primeiro a iniciar de forma presencial após o início da pandemia, em 2020.

Para marcar o início do semestre, a Universidade elaborou uma programação intensa que envolve toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa em quatro grandes eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, UERN Conect@, Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) e Semana de Meio Ambiente.

A programação tem início já na próxima semana. No dia 31 de maio, a Uern inicia sua Semana de Planejamento Pedagógico, com atividades até o dia 3 de junho, envolvendo  docentes, discentes e técnicos(as) administrativos na sistematização do ensino-aprendizagem do semestre 2022.1. O tema central é “Entrelugares da Educação: a (re)invenção do saber/fazer Universitário”.

A palestra de abertura será no dia 31 de maio, às 19h, no Canal Uern Oficial no Youtube. O tema será “Ressignificando o retorno às aulas: entre o presencial, o remoto e novos caminhos”. A palestrante é a professora Moema Gomes Moraes (UFG), tendo como mediadora a professora Fernanda Abreu de Oliveira (Uern).

A Semana de Planejamento segue até a sexta-feira (3), com temas como inclusão no ensino superior; gestão do tempo como fator estratégico para o gerenciamento da vida e carreira e curricularização da extensão.

Também na próxima semana, acontece o UERN Conect@, que nesta edição aborda o Google workspace e Canva como ferramentas educacionais. Será nos dias 2 e 3 de junho, totalmente on-line, através do Google Meet.

A programação tem continuidade na semana seguinte, com o início das aulas e o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). A programação começa no dia 6 de junho, com atividades em Mossoró. No dia 7, é a vez de Pau dos Ferros receber o evento. No dia 8, serão contemplados os campi avançados de Caicó e Assú. No dia 9, é a vez de Patu receber o Samba e no dia 10, o campus de Natal encerra a programação.

Neste semestre, a Uern também incluiu na programação da volta às aulas a Semana de Meio Ambiente. A ação está de acordo com a Agenda 2030 da ONU. A programação acontece de 5 a 12 de junho, com atividades em todos os campi da Uern, promovendo a discussão das ODS em toda a universidade envolvendo todas as unidades.

No dia 5 de junho, será aberta à visitação pública a exposição “Conhecer para proteger”, organizada pelo Curso de Ciências Biológicas da Uern e Projeto Cetáceos da Costa Branca. A programação da semana também envolve atividades nos campi avançados e departamentos acadêmicos.

Outro momento marcante da programação da Semana de Meio Ambiente será a Caminhada Ecológica no Parque Municipal Maurício de Oliveira, em Mossoró, no dia 11 de junho, a partir das7h30.