A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN) faz amanhã, dia 18 de junho, reunião com os pesquisadores da área da Saúde e áreas correlatas. O encontro será às 8h30 no Auditório da FAFIC/UERN.
A finalidade da reunião é discutir estratégias para a elaboração de projetos de pesquisa segundo as normas do EDITAL Nº 1, DE 28 DE MAIO DE 2015 – SCTIE/MS, que visa fomentar projetos de pesquisa científica e tecnológica, e a inovação em linhas/perguntas de pesquisa, como por exemplo:
“Qual o impacto do Programa Mais Médicos em áreas vulneráveis na saúde da população brasileira e no SUS?”; “Como a atuação dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) está sendo desenvolvida para atenção em saúde mental, reabilitação e condições crônicas?”; “Qual o impacto na saúde dos trabalhadores expostos a múltiplas classes de agrotóxicos e o impacto financeiro das intoxicações por agrotóxicos para o SUS?”
Avaliação da qualidade da atenção hospitalar brasileira.
“Quais os desafios da participação social para fortalecimento do Sistema Único de Saúde e monitoramento das políticas públicas na saúde?”
Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de formulações farmacêuticas destinadas ao paciente pediátrico acometido por doenças negligenciadas. Quais são as tecnologias da informação e comunicação (TIC) existentes e efetivas para o monitoramento e avaliação de desempenho das ações e serviços de saúde no âmbito das políticas e programas do SUS, e como estas podem apoiar a reformulação da plataforma de gestão do conhecimento estratégico – Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE) do Ministério da Saúde?
Quais os protocolos mais efetivos, custo-efetivos e o impacto orçamentário das estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar?
A data limite para a submissão de projetos é 15/07/2015 e estes devem ser elaborados pelos grupos de pesquisadores interessados com suporte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para o enquadramento das propostas e submissão ao formulário online. Os projetos de pesquisa apresentados não poderão ser inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais) e superiores a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), considerando gastos com custeio, capital e bolsas. Sugere-se que na reunião, os interessados já levem uma proposta de título e um resumo geral do projeto.
Com informações da PROPEG